Governo decreta Estado de Calamidade no Príncipe devido aos prejuízos causados por fortes chuvas

Compartilhar

Por Leonel Mendes, jornalista da Agencia STP-Press

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 24 Mai. 2022 (STP-Press) – O Governo de São Tomé e Príncipe decretou, esta terça-feira, o Estado de Calamidade, na Região Autónoma do Príncipe, até ao dia cinco de Junho, em virtude dos enormes danos causados pelas fortes chuvas que se abateram sobre essa parcela do território nacional na última segunda-feira.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Wuando Castro, que anunciou em comunicado a decisão tomada em reunião extraordinária do Conselho de Ministros, avançou que o Governo autorizou a transferência imediata de um milhão de Dobras, para o Governo Regional visando suprir as despesas imediatas.

“Durante a vigência da Situação de Calamidade, todas as ações, de base social, financeira e económica, serão coordenadas por um Comité de Crise, presidido pelo Primeiro-ministro e Chefe do Governo, integrando os Ministros das Infraestruturas e Recursos Naturais, do Planeamento, Finanças e Economia Azul, do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional e o Presidente do Governo Regional”, esclarece o comunicado que apresenta solidariedade e apoio institucional aos afectados.

O comunicado informa ainda que uma Delegação governamental, chefiada pelo Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus e composta por alguns membros do Governo, deslocar-se-á à Região Autónoma do Príncipe, na próxima quinta-feira, para efetuar, in loco, visitas aos locais mais afetados e realizar uma reunião de trabalho com o Governo Regional, como forma de se definir, em conjunto, as próximas ações a serem concretizadas.

De acordo com o Governo Regional que alertou as autoridades a dimensão da catástrofe provocada pela chuva intensa, “várias comunidades ficaram com vias inacessíveis por força de erosão das rochas, como os casos de Bela Vista, Abade e de Aeroporto à Picão via Telelé. Inundação de várias comunidades, da cidade de Santo António e arredores”.

Para além de habitações inundadas e consequente destruição de bens, o Governo Regional informa sobre a total inoperância da bomba de combustíveis.

Recorde-se que em Dezembro, fortes chuvas causaram enormes prejuízos na ilha de São Tomé, com desabamento de pontes, obstrução de vias, destruição de residências entre outros bens móveis e imóveis.

LM

STP-Press/Fim

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Congratulates Elder Stateman Shuiab Afolabi Oyedokun at 90

  President Bola Ahmed Tinubu extends warm congratulations to Chief...

Farmers To Get More Support As FG Opts For Targeted Interventions

  *VP Shettima urges Jigawa, Ebonyi Govs to collaborate with...

HCD: VP Shettima Tasks States On intensive Implementation Of Programmes

  *Demands nationwide survey to collect real-time data on priority...

President Tinubu Pays Tribute to Oba Adeleke Idowu Basibo, Alaperu of Iperu-Remo

  President Bola Tinubu conveys his deepest condolences to the...

President Tinubu Congratulates Prince Ebitimi Amgbare on 60th Birthday

  President Bola Tinubu sends his best wishes to Prince...

President Tinubu Signs Bills Establishing New Federal Universities for Osun, Ekiti States

  President Bola Ahmed Tinubu on Thursday in Abuja assented...
- Advertisement -spot_img