São-Tomé, 27 Out. 2024 ( STP-Press ) – Chegou este sábado ao país o primeiro lote de medicamentos que estavam em falta no hospital e nos centros de saúde do arquipélago, de acordo com informação avançada por Hermitério Sacramento, director do Fundo Nacional de medicamentos.
“ São grupos de medicamentos que estavam em rotura” – disse Hermitério Sacramento sublinhando que “ dentro da lista de encomenda esta é o primeiro lote […] uns vão para hospital central e outros para centros de saúde e hospital do Príncipe”.
O director do Fundo Nacional de medicamentos adiantou que “ após este primeiro lote, os próximos chegarão nas próximas semanas. Temos a previsão de uma semana outro lote no voo da STP-Airways”.
“ Entretanto, estamos em contactos, haverá possibilidade de termos também alguns lotes por voo da TAP, enquanto isto, por via marítima está sendo organizada, e em breve nós daremos informações da data precisa da chegada do lote completo via marítima”.
Apontando as razões do atraso da chegada dos medicamentos ao país, Hermitério Sacramento citou “ dificuldades financeiras” bem como a “escassez de alguns medicamentos a nível internacional”.
A falta de medicamentos e consumíveis é um das causas da greve dos médicos iniciada esta quinta-feira por tempo indeterminado no âmbito de exigência de condições de trabalho.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe