ONU vai apoiar São Tomé e Príncipe nas eleições de 2026 e continuar a financiar a reforma da Justiça e Segurança

Compartilhar

São-Tomé, 03 Nov. 2024 – As Nações Unidas, ONU, vão apoiar as eleições de 2026 em São Tomé e Príncipe bem como continuar a financiar o processo de reforma do sector da justiça e da segurança – anunciou o representante especial do secretário-geral das Nações para Africa Central Abdou Barry.

Abdou Barry fez este anúncio sexta-feira no final de um encontro com o ministro são-tomense dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Comunidade, Gareth Guadalupe na sede deste ministério na capital São Tomé.

Quanto as eleições de 2026, Abdou Barry assegurou que como já tem sido hábito as Nações Unidas vão apoiar e financiar a organização deste próximo acto eleitoral no arquipélago que “continuar a ser um exemplo da democracia” nesta região sub-africana.

“ Estou confiante que iremos e apoiar as eleições de 2026 em São Tomé e Príncipe” disse Abdou Barry acrescentando que “ estamos a acompanhar, estamos a ver quais são as dificuldades do País para podermos interceder”.

Quanto a reforma quer do sector da justiça como da segurança, Abdou Barry assegurou que as Nações Unidas vão continuar a apoiar o país” neste processo em que ONU entrou na primeira fase com o montante de 2,5 milhões de dólares.

“ Nós aconselhamos o ministro dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Comunidades a preparar um novo programa, uma nova missão de modo a permitir a projeção de um fundo para São Tomé e Príncipe relativamente ao próximo ano de 2025 no âmbito deste processo de reforma” – disse Abdou Barry

Abdou Barry disse que a sua presença aqui na capital são-tomense insere-se no quadro de visitas regulares ao arquipélago como um dos Estados da região da Africa Central no âmbito da supervisão das Nações Unidas.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img