São-Tomé, 09 Dez 2024 ( STP-Press ) – A embaixada da China procedeu esta manhã entrega de cinco mil cabazes do Natal e do ano 2024 ao ministério são-tomense do trabalho e solidariedade, destinados aos mais vulneráveis no âmbito da política de segurança alimentar no País.
A entrega dos cabazes foi feita pela embaixadora da República Popular da China, Xu YingZhen, ao ministro de trabalho e solidariedade, Célsio Junqueira no quadro da cooperação entre os dois Estados.
Em declarações a imprensa, a embaixadora da China, Xu YingZhen disse que “ a parte chinesa está disposta a continuar a oferecer apoios a parte são-tomense dentro do nosso alcance, contribuindo para o desenvolvimento económico e social deste país”.
Xu YingZhen acrescentou que “ este ano a China anunciou assistência alimentar a São Tomé e Príncipe para apoiar o pais e atender as questões de segurança alimentar”.
“ A embaixada da China apoiou também, neste pais africano alguns projectos pequenos e belos, mas, que atendem bem as necessidades locais tais como obras de reabilitação da biblioteca da escola, clinica e do parque”, – sublinhou a diplomata chinesa.
Na sua intervenção o ministro de trabalho e solidariedade, Célsio Junqueira declarou que “ temos é ser sempre gratos a ajuda que recebemos e dar o melhor uso”.
Célsio Junqueira disse que “ nós ministério de Trabalho e Solidariedade estamos a trabalhar para melhor aplicar os fundos, os apoios que nós recebemos do exterior minimizar as vulnerabilidades que existem”.
Durante o acto, tanto a embaixadora da China como o ministro são-tomense fizeram referência ao reforço de parceria estratégica de cooperação reafirmada entre os dois Estados na sequência da visita em setembro último do Primeiro-ministro, Patrice Trovoada a Pequim, onde participou no fórum China-Africa.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe