São Tomé (São Tomé e Príncipe), 30 Jun. 2025 (STP-Press) – O Primeiro-ministro são-tomense, Américo Ramos, anunciou, em São Tomé, que o seu Governo e a Tesla STP têm em curso negociações visando a revisão do acordo de concessão da central térmica de São Tomé, por um período de 25 anos, assinado pelo anterior executivo.
Segundo o chefe do Governo, as negociações têm como base as constatações feitas pela auditoria do Tribunal de Contas, e pela avaliação técnica feita pela empresa de electricidade, EMAE que consideram o acordo lesivo ao Estado são-tomense.
“Temos de sentar na mesa com os parceiros e chegar a um acordo benéfico para as partes. É o que estamos a fazer agora, espero concluir em breve essa negociação para permitir que não tenhamos um contrato que nos seja prejudicial, ou que fere os interesses do país”, afirmou Américo Ramos.
A responsabilidade criminal deve ser também investigada, e o Primeiro-ministro aponta o dedo às instituições do Estado que têm competência para desencadear a investigação judicial.
O Primeiro-ministro acrescentou que em função das constatações feitas pelo Tribunal de Contas, mandou chamar o dono da Tesla STP, que por sinal é a FB Group, da Turquia, que também é concessionária do Aeroporto Internacional Nuno Xavier, por 45 anos.
“Chamamos a Tesla STP, estão cá e estamos a discutir e depois quando concluirmos as discussões comunicaremos”, frisou.
No entanto, a renegociação do acordo não inviabiliza a realização da investigação judicial para assacar as responsabilidades criminais.
“Eu sou o chefe do Governo, e há instituições judiciais. Cada um deve jogar o seu papel. O nosso papel é sentar à mesa e renegociar o contrato”, pontuou o Primeiro-ministro.
Américo Ramos falou sobre o caso Tesla STP, na última sexta-feira, na praia Messias Alves, no distrito de Cantagalo, onde começou o projecto da EMAE de instalação de uma nova rede de baixa tensão.
Um projecto financiado pelos parceiros internacionais em mais de seis milhões de Euros, e que pretende eliminar as perdas de energia eléctrica na rede de distribuição, e que segundo o chefe do Governo, atingem 40%.
A instalação da nova rede de distribuição de energia equipada com contadores inteligentes abrange 56 localidades da ilha de São Tomé.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe