São-Tomé, 03 Jul 2025 ( STP-Press ) – O embaixador da Rússia, Vladimir Tararov foi esta manhã recebido pelo Primeiro-ministro, Américo Ramos a quem reafirmou a vontade do governo de Putin de relançar a cooperação com São Tomé e Príncipe, sobretudo, nas áreas da biodiversidade, agricultura e militar.
A saída da audiência, o embaixador Vladimir Tararov disse a imprensa que além “ de pesquisas na esfera de biodiversidade, no recurso do mar…nós discutimos assuntos ligados com cooperação no domínio da agricultura, nós também discutimos assuntos ligados a nossa cooperação no domínio militar”.
Ainda no domínio militar, o diplomata russo sublinhou que “ encontramos entendimento de entrada de navio nosso de escola” no qual as partes projectam realizar “ um evento protocolar ao bordo desse navio” para comemorar os 50 anos da independência são-tomense no dia 12 de Julho bem como os 50 anos das relação diplomáticas entre os dois Estados a assinalar-se no dia 09 de Agosto proximo.
No âmbito da geopolítica internacional, Vladimir Tararov sublinhou que “ nós podemos cooperar no seio dos grandes organismos internacionais, antes de tudo a ONU e outros” tendo citado um eventual entendimento quanto a questão relativa a convenção das Nações Unidas sobre a não utilização da tecnologia de comunicação nos fins criminais e nos ataques com outros países.
Em Abril de 2024, de acordo com o jornal russo Sputnik, os dois Estados assinaram um acordo militar em São Petersburgo, estipulando treino conjunto de tropas, recrutamento das forças armadas, utilização de armas e equipamento militar, logística, intercâmbio de experiências e de informações no âmbito da luta contra a ideologia do extremismo e do terrorismo internacional, educação e formação de pessoal.
Segundo ainda o jornal russo o acordo previa também a participação das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe em exercícios conjuntos com as forças russas, e também visitas da aviação militar e de navios de guerra da Rússia a São Tomé e Príncipe.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe