São-Tomé, 05 Jul 2025 ( STP-Press ) – O Primeiro-ministro, Américo Ramos presidiu sexta-feira o acto de lançamento oficial da 1ª pedra para reconstrução das pontes sobre os rios Lembá e Brigoma, no Distrito de Lembá.
De acordo com Américo Ramos , as obras de construção dessas duas pontes têm a duração de 2 anos e estão orçadas em cerca 11,3 milhões de dólares, sendo que no final, a Ponte Lembá terá o comprimento total de 113 metros e 11 metros de largura e, Brigoma terá 75,08 metros e 9 metros de largura.
A Ponte Lembá e a Ponte Brigoma, foram ambas destruídas há aproximadamente 4 anos, na sequência das fortes enxurradas como consequência das alterações Climáticas. Desde então, a população para atravessar o rio, vê-se obrigada a entrar na água, o que é impossível de fazer em dias de cheias.
“Já passaram aproximadamente 4 anos que essas pontes caíram, fruto de uma enxurrada mostrando, o que é o efeito das mudanças climáticas”, disse Américo Ramos, sublinhando que “e só graças à proactividade do governo e uma parceria estreita com o parceiro Banco Mundial, estamos hoje a dar início aos trabalhos para a reparação dessas duas pontes”-
“Tivemos a oportunidade de ver pessoas a atravessarem o rio com cargas, com bens e isso representa um problema social grande», frisou o chefe do governo.
Além de chefe do governo, a cerimónia contou com a presença do Representante do Banco Mundial, Juan Carlos Alvarez, e do Presidente da Câmara Distrital de Lembá, Guilherme Inglês
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe