São Tomé (São Tomé e Príncipe), 07 Jul. 2025 (ST-PRESS) – Primeiro-ministro são-tomense, Américo Ramos acaba de inaugurar no hospital central do seu país, uma nova central de produção de oxigénio, financiada pelo Fundo Global.
“A existência dessa instalação fará grande diferença pois fornece oxigénio diretamente a maternidade e a pediatria”, disse, Américo Ramos que recordou alguns episódios tristes de pessoas que perderam a vida devido ausência de oxigénio.
Américo Ramos advogou a necessidade de se viabilizar a construção dessas rampas de oxigénio noutras enfermarias a fim de salvar vidas, bem mais precioso para São Tomé e Príncipe.
Sublinha-se que a cerimônia insere-se nas acções visando a celebração dos 50 anos de Independência do país, para as quais marcou também presença o ministro de Saúde, Celso Matos que admitiu que o país já dispunha há nove anos de uma infra-estrutura, mas que tinha pouca capacidade de produção de oxigénio.
“Esta fábrica produz oxigénio de qualidade”, garante o ministro.
Autoridades não revelaram o valor do montante disponibilizado pelo Fundo Global na construção dessa infra-estrutura hospitalar.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe