São-Tomé, 07 Jul 2025 ( STP-Press ) – O Presidente da República, Carlos Vila Nova felicitou o escritor são-tomense, Francisco Costa Alegre por seu novo livro intitulado “Eu Vi”, lançado esta quinta-feira no quadro das comemorações dos 50 anos da independência nacional a assinalar-se no dia 12 de Julho.
O Presidente Vila Nova sublinhou que “ eu não poderia deixar de estar aqui, para fortalecer o autor em tudo quanto já fez, […] desejar-lhe as maiores felicidades e que ele continue a ser a pessoa que é, que merece e que todos percebamos a mensagem que Francisco Costa Alegre nos deixa através deste ato”
O Chefe de Estado são-tomense disse esperar “que as pessoas que terão a ocasião de ler o livro gostem, tenham o poder crítico para construir” e que mais atos desses tenham lugar no país para “transmitir às novas gerações essa capacidade de perceber, interpretar e divulgar”.
O novo livro poético “Eu Vi” escrito em prosa é denominado pelo autor de uma “Celestial Prosódia” que descreve o seu percurso antes e depois da independência e apresenta o seu olhar sobre o país ao longo dos últimos 50 anos.
Francisco Costa Alegre disse que “Iniciei a minha carreira com poesia e ao celebrar os 50 anos da independência eu decidi fazer como comecei: escrevendo uma poesia e nessa poesia eu relato aspetos da minha vida antes e depois da independência e é uma poesia em forma de prosa que eu a chamo de Celestial Prosódia”.
“É sim convidativa para que as pessoas possam ler porque ela está feita de forma académica para agentes da comunicação e também de muitos antigos agentes da comunicação”, – acrescentou Francisco Costa Alegre.
O escrito, investigador, ensaísta são-tomense Francisco Costa Alegre tem 35 anos de carreira e mais de 17 obras publicadas em vários géneros literários como poesias, contos, romance e ensaios.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe