São-Tomé, 12 Jul, 2025 (STP-Press) – O Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova acendeu na primeira hora de hoje, sábado, a tradicional “Chama da Pátria”, por ocasião do 50º aniversário da independência de São Tomé e Príncipe conquistada a 12 de Julho de 1975.
Com já é tradicional, o acto aconteceu na Praça de Independência, na capital de São-Tomé, onda há 50 anos deu-se a transferência do poder colonial português para o povo são-tomense na altura representando pelo MLSTP liderado por Manuel Pinto da Costa.
A Tocha que percorreu por todos os distritos de São Tomé incluindo a Ilha do Príncipe, chegou a Praça da Independência nas mãos do Presidente da Camara de Agua-Grande, Tomé Lopes para depois o Presidente Carlos Vila Nova acendê-la.
Dentre as individualidades presentes ao acto, destaque para a Presidente da Assembleia, Celmira Sacramento, o Primeiro-ministro, Américo Ramos com destaque para o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa na qualidade de convidado especial.
No âmbito das actividades para se assinalar a data, o Presidente da República, Carlos Vila Nova discursou depois no acto central dos festejos bem como o Presidente da Câmara de Agua-Grande, Tomé Lopes.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe