São Tomé, 15 Jul 2025 ( STP-Press ) – O Presidente da Republica, Carlos Vila Nova inaugurou hoje Escola Secundária de São Marçal na capital são-tomense com capacidade para 1.200 alunos num projecto de pouco mais de cinco milhões de euros financiados pelas petrolíferas Shell, Galp, Petrobras através da Agência Nacional de Petróleo.
Com 21 salas de aulas, a nova escola batizada “Mariana Ruth Leal” dispõe ainda de três laboratórios, um gabinete médico, salas de informática, biblioteca, refeitório entre outros compartimentos.
Na sua intervenção, o Presidente da República, Carlos Vila Nova disse que esta nova infraestrutura escolar “vem contribuir para consolidar avanços significativos na rede de ensino secundário do sistema educativo nacional”.
“Momentos ímpares como estes falam por si na vida da nossa Nação”, disse Carlos Vila Nova sublinhando que “ são momentos que ultrapassam mero simbolismo, ascendem nova luz no caminho coletivo das nossas populações, um simbolismo de compromisso com os nossos jovens e com o progresso sustentável do País ”.
“Aos alunos hoje esta escola é vossa, mas, amanhã poderá ser dos vossos irmãos, familiares e amigos, sendo que e escola é a vossa segunda casa, devem aproveitá-la no máximo e devem respeitá-la e cuidar dela”, disse o Chefe de Estado são-tomense.
A ministra da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior, Isabel Abreu anunciou que esta nova estrutura escolar, situação em São Marçal vai acolher os alunos da 10ª, 11ª e 12 ª classes no sentido de se descongestionar o Liceu Nacional no centro da capital e algumas secundárias do distrito de Mezochi, tais como Bombom, Sá fenícia e outras circundantes.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe