São-Tomé, 02 Ag 2025 ( STP-Press )- Os Trabalhadores do Banco Central de São-Tomé e Príncipe decidiram suspender o pré-aviso de greve que havia sido anunciado para ter inicio segunda-feira, dia 04, – indica hoje um comunicado do Sindicato dos Trabalhadores Bancários e Parabancários enviado a STP-Press.
“A decisão de suspensão surge em consequência da abertura de um canal formal de diálogo com vista à resolução das reivindicações apresentadas pelos trabalhadores do Banco Central ao longo dos últimos 20 meses”- lê-se no comunicado.
O sindicato adianta que “embora ainda não tenham sido obtidas soluções definitivas para os problemas identificados, reconhece-se o esforço inicial de ambas as partes no sentido de avançar com as negociações”.
Dentre as reivindicações, o sindicato bancário evoca “congelamento dos ajustes salariais há mais de nove anos e a reposição do poder de compra dos colaboradores, sobretudo se tivermos em conta o aumento nos últimos anos da carga fiscal (IRS IVA) dos encargos com segurança social, do custo de vida por via de inflação”.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe