São-Tomé, 11 Ags ( 2025 ) – A empresa petrolífera SHELL apresentou às autoridades da Região Autónoma do Príncipe o projeto de perfuração do Bloco 10, previsto para o mês de setembro deste ano, a informação foi avançada pelo representante da SHELL, Andrew Hepbum, após a saída do encontro que envolveram varias entidade da região do Príncipe.
O diretor-geral da SHELL em São Tomé e Príncipe, Andrew Hepbum disse que, “o encontro com o Governo Regional, com os deputados e secretário foi para apresentar o nosso projeto de exploração de petróleo, vamos fazer um furo para explorar o petróleo, a partir do final do mês de setembro, precisamos aqui informar a autoridade de Príncipe como vamos fazer o que vamos e quais são as expectativas”.
“Andrew Hepbum, na (foto), afirmou ainda que, “o financiamento existe, o orçamento está garantido, a implementação que é a parte que estamos trabalhando, estamos a fazer as ligações a parte de distribuições, mas, a parte de captação que serve de desafio no campo climático, a chuva, desafio para uma rocha que está a frente da estrada, sempre tem esses desafios”.
“Mas estamos a trabalhar e temos um novo plano para dentro dos próximos três meses” disse Andrew Herburn, sublinhando que, “e nós teríamos como usar esse orçamento e o plano de implementação para poder avançar”.
O representante da empresa em São Tomé e Príncipe assegurou, ainda, que está garantido o financiamento dos projetos de abastecimento de água da Zona Sul e da Terra Prometida, que estão em fase final de ajuste para nova captação devido à redução acelerada do caudal da fonte original.
Em 2022, as empresas petrolíferas SHELL e Galp Energy realizaram a primeira perfuração no bloco 6 denominado de JACA, na zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe, onde foi encontrado prospeto de petróleo, mas, sem carácter comercial.
STP-Press – JS
Fonte: São Tomé e Príncipe