São Tomé (São Tomé e Príncipe), 15 Ago. 2025 (STP-Press) – O Primeiro-ministro são-tomense, Américo Ramos disse, esta quinta-feira, em São Tomé, que deseja uma Polícia Nacional “que não apenas proteja, mas que ensine e previna”.
O chefe do executivo fez este pronunciamento quando participava numa marcha que percorreu algumas artérias da capital são-tomense, promovida pela Polícia Nacional, inserida nas actividades dos 50 anos desta instituição a comemorar-se no próximo dia 27 de Agosto.
“A Polícia deve ir além da segurança e exercer um papel pedagógico, estar próxima dos cidadãos e criar condições para que estes se sintam seguros no seu dia-a-dia”, argumentou.
Disse também que a união entre Governo, Polícia e sociedade civil é a chave para consolidar a segurança pública, considerando o “investimento na formação e valorização dos quadros, fundamental para que a Polícia acompanhe as mudanças na sociedade”.
O Comandante-geral da Polícia Nacional, Superintendente Aurito Vera Cruz, garantiu por sua vez que hoje temos uma Polícia qualificada, jovem e preparada.
“Temos investido em justiça de proximidade, acções comunitárias e formação continua”, assegurou.
Sob o lema “Policia Nacional – Uma Força Comprometida Com o Futuro da Segurança Pública”, esta marcha juntou dirigentes, elementos da defesa e segurança, sociedade civil, simbolizando, segundo o Superintendente “ a união…, reforçando o nosso compromisso com o bem-estar de todos”
Fim/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe