São-Tomé, 28 Ags 2025 ( STP-Press ) – O Presidente da República, Carlos Vila Nova presidiu esta quarta-feira o acto central dos 50 anos da Polícia Nacional e exortou os agentes policiais a não se deixarem afectar pelas tentativas constantes de influência política.
“Não se deixem afectar pelas tentativas constantes de influência politica nas vossas fileiras e façam jus ao vosso estatuto” – disse Carlos Vila Nova, sublinhando que “são e devem ser sempre apartidários”.
Para Carlos Vila Nova “a polícia tem de se modernizar para melhor servir e proteger a sociedade como um todo, o que passa por identificar as reformas consideradas necessárias no sistema de segurança interna para que a policia possa cumprir de facto o seu papel”.
Tendo declarado que “ investir na polícia nacional é investir na segurança e na melhoria da qualidade de vida da nossa população”, Presidente Carlos Vila Nova defendeu que “o governo deve tudo fazer para que as reformas em curso prossigam de modo a ser levada as instituições os padrões da modernidade”.
O Chefe de Estado são-tomense disse ainda que “não devemos ter medo ou receio da mudança, da modernização, da assimilação de novos conceitos e metodologias de trabalho, se for para melhorar, para expurgar os males já identificados e consolidar uma polícia justa que é de todos e para todos”.
Para Carlos Vila Nova a Polícia Nacional “desempenha um papel fundamental na manutenção da ordem pública, segurança e proteção dos cidadãos, incluindo-se entre as suas principais responsabilidades a prevenção e a repressão do crime, a manutenção da ordem e da tranquilidade pública, a proteção dos direitos humanos”.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe