São Tomé, 11 Set. 2025 ( STP-Press ) – O Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social Estatal decidiu desconvocar a anunciada greve marcada para esta quinta-feira na sequência de um memorando de entendimento assinado com o governo face as exigências salariais da classe, indica hoje o comunicado do sindicato.
“Desconvocar publicamente e logo após assinatura do presente memorando de entendimento, a greve marcada para iniciar as 7:30 do dia 11 de setembro de 2025” – lê-se no documento assinado entre as duas partes.
O comunicado adianta que o governo fica com a responsabilidade de apresentar no prazo de 20 dias, ao sindicato de jornalista um projecto de decreto-lei de alteração do regime jurídico taxa audiovisual e melhoria do sistema de gestão das receitas da comunicação social.
Além de definição de uma nova conta bancaria para deposito dos valores decorrentes da taxa audiovisual, o memorando prevê ainda a inclusão de horas extraordinárias e definição das percentagens afectas as melhorias e investimentos nas infraestruras e equipamentos.
Iniciadas na manhã de terça-feira com o encontro entre sindicato de jornalistas e os representantes do Primeiro-ministro, Américo Ramos, as negociações prosseguiram quarta-feira com uma outra reunião com ministro de Economia e Finanças, Garreth Guadalupe.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe