São-Tomé, 19 Set. 2025 ( STP-Press ) – A poetisa e jornalista são-tomense, Conceição Deus Lima, vulgo São Lima acaba de ser nomeada embaixadora da cultura de São Tomé e Príncipe por despacho governamental anunciado pelo Presidente da República em pleno acto central do dia da mulher são-tomense, hoje 19 de Setembro.
“Hoje em particular homenageamos a Conceição Deus Lima (São ), uma distinta cidadã, poetisa com reconhecimento, mérito nacional e internacional, uma jornalista igualmente de prestigio internacional, reconhecendo-a como a embaixadora da Cultura de São Tomé e Príncipe” – declarou Carlos Vila Nova no discurso do dia da mulher são-tomense.
Além da declaração do Presidente da República, o despacho que nomeia a poetisa como embaixadora da cultura foi lido na cerimónia e testemunhado pela ministra dos Negócios Estrageiros, Ilza Amado Vaz bem como a ministra da Justiça e Direitos das Mulheres, Vera Cravid que procedeu a entrega de um diploma de mérito e coroa de flores a distinguida.
Na sua intervenção no púlpito da festa, a poetisa e jornalista São Lima, a nova embaixadora da cultura são-tomense disse que “recebo a elevada distinção que me foi hoje conferida e me comprometo a honrar integralmente com profunda consciência de que outros como eu são merecedores da mesma distinção”.
“O meu espirito e o meu compromisso é de servir São Tomé e Príncipe e a Nação” disse Conceição Lima, acrescentando que “gostaria de exortar os decisores e as decisoras a assumirem a promoção da identidade cultural são-tomense”.
Esta nomeação de São Lima para embaixadora surge dez dias depois da poetisa ter conquistado um dos mais importantes prémios literários da Califórnia-Estados Unidos da América, com a sua mais recente obra: a antologia poética No Gods Live Here (Aqui Não Moram Deuses).
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe