Hangzhou (China), 25 Set. 2025 (STP-Press) – São Tomé e Príncipe está representado no 5º Congresso Mundial das Reservas da Biosfera da UNESCO, de cinco dias e que termina amanhã, sexta-feira, em Hangzhou, China.
A delegação nacional é chefiada pela ministra do Ambiente, Juventude e Turismo Sustentável, Nilda da Mata e, inclui mais cinco elementos com destaque para Júlio Mendes, secretário regional da Biosfera, Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural do governo da Região Autónoma do Príncipe.
Ao longo do congresso estão em debate temas centrais como governança, ciência, educação ambiental, biodiversidade, alterações climáticas, espécies invasoras, intercâmbio de experiências, restauração ecológica, conservação e sustentabilidade.
Nilda Mata, intervindo no fórum, reafirmou o compromisso do país com a protecção ambiental e a valorização das reservas da biosfera.
Importa destacar que, após a recente candidatura da ilha de São Tomé ao estatuto de Reserva da Biosfera cujo resultado será anunciado durante o congresso, São Tomé e Príncipe poderá tornar-se o primeiro país do mundo a ver todo o seu território reconhecido como Reserva Mundial da Biosfera, pois, a ilha do Príncipe já detém esta distinção internacional desde 2012.
Recorde-se que a sessão de abertura contou com a presença de S. Ex.ª Xuexiang Ding, Vice-Primeiro-Ministro do Conselho de Estado da República Popular da China, que proferiu o discurso inaugural perante representantes da UNESCO, delegações governamentais de vários países, cientistas, ambientalistas, organizações não-governamentais e estudantes.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe