Praia (Cabo Verde), 26 Set. 2025 (STP-Press) – A jovem xadrezista são-tomense, Ariette Almeida conquistou o 7º lugar no Campeonato Africano Júnior de Xadrez que decorreu de 15 a 25, do mês corrente na cidade da Praia, em Cabo Verde.
Trata-se, segundo uma fonte federativa, de um grande feito para o xadrez são-tomense, sobretudo, “quando tomamos conhecimento que Ariette Almeida protagonizou um empate histórico com a egípcia Jana Mohamed Zaki, na última ronda”.
Com efeito, a representante são-tomense protagonizou uma das maiores campanhas internacionais do xadrez feminino de São Tomé e Príncipe, ao conquistar o 7º lugar neste evento acolhido num dos hotéis da Cidade Velha.
Ariette, que partiu com 17º lugar (último) com um rating internacional de 1462 Elo, terminou o torneio com 5,5 pontos em 9 possíveis, alcançando uma performance notável de 1759 Elo e um ganho de +101 pontos de rating FIDE.
Ao longo da prova, a atleta filiada na Federação de Xadrez de São Tomé e Príncipe obteve vitórias convincentes frente a adversárias de Angola, Cabo Verde e Quénia, além de um empate histórico na Mesa 1 contra a favorita e nº1 do torneio, a WIM Jana Mohamed Zaki (2010 Elo, Egito), na última ronda.
Dos resultados alcançados, destaque para: vitória sobre Daniela Santana (ANG, 1558 Elo), vitória sobre Cláudia Vandunen André (ANG, 1566 Elo),vitória sobre Katlene Jussara Martins (CPV, 1576 Elo), vitória sobre Viviane Moreno (CPV, 1494 Elo) e saboroso empate diante da Egípcia Jana Mohamed Zaki (EGY, 2010 Elo) na mesa principal.
Com este desempenho, Ariette confirma-se como uma das maiores promessas do xadrez feminino africano e abre caminho para futuros desafios internacionais, levando a Bandeira de São Tomé e Príncipe a novos patamares.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe