São-Tomé, 26 Set. 2025 ( STP-Press ) – O Primeiro-ministro, Américo Ramos fez intervenção na Cimeira de clima-2025 em Nova Iorque, EUA e reafirmou o compromisso de São Tomé e Príncipe com resposta global a crime climática”.
Na sua intervenção, Américo Ramos sublinhou que “São Tomé e Príncipe reafirma o seu compromisso com a resposta global a crime climática”
Primeiro-ministro disse que “estamos a reforçar a integração de prioridade transvasáveis garantindo a igualdade de género e a inclusão social em particular a juventude”
“Comprometemo-nos a aumentar a participação das energias renováveis na nossa matriz energética de 4% em 2024 para 50% até 2025, junto com medidas robustas de eficiência energética”, acrescentou.
Disse que “no domínio da proteção ambiental iniciamos a implementação integral da lei 8-2020 que proíbe a importação, produção, comercialização e distribuição de sacos plásticos convencionais em todo território nacional.um marco decisivo na luta contra poluição por plástico”.
“No contexto da economia azul o nosso país dispõe de uma estratégia nacional de transição para economia azul apoiado de um plano nacional de investimento destinado a concretizar estas metas estratégicas”, acrescentou
Esta intervenção aconteceu a margem da Assembleia Geral da ONU também em Nova Iorque, onde Américo Ramos discursou em nome de São Tomé e Príncipe.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe