“Operários” com ambições africanas, mas impossível de se concretizar por razões de calendário

Compartilhar

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 08 Out. 2025 (STP-Press) – O Campeão Nacional são-tomense de futebol Sport Operários e Benfica, da ilha do Príncipe, manifesta o desejo de participar na Liga dos Campeões de África, mas o sonho torna-se impossível porque já decorrem as provas continentais da Confederação Africana de Futebol (CAF).

Uma fonte da organização continental contactada pela STP-Press, explicou que “a CAF já tem todas as provas continentais em andamento, nomeadamente a pré-eliminatória da Liga dos Campeões assim como a Taça das Taças de África, denominada “Taça Mandela”.

A fonte adiantou que “clubes são-tomenses têm o direito de participar nas provas africanas, mas o vosso calendário deve se ajustar às provas da CAF, do qual todos nossos associados (Federações) foram há dois anos orientados neste sentido”.

Quando instado se tem conhecimento de que o Sport Operários e Benfica é o novo Campeão de São Tomé e Príncipe, o qual qualificou-se para Liga dos Campeões, a fonte nos informou que têm algumas informações sobre o desenvolvimento da modalidade em São Tomé e Príncipe, “mas a vossa Federação ainda não nos informou desta situação”.

A ambição continental dos “Operários” surge na sequência de uma trajetória vitoriosa que, nos últimos seis anos, inclui cinco campeonatos nacionais, duas dobradinhas e uma supertaça, consolidando uma hegemonia que tem marcado o panorama desportivo nacional.

“Por tudo quanto os jogadores têm dado, eles merecem um prémio: vamos concorrer para a Liga dos Campeões Africanos na próxima época”, anunciou, sábado último, João Leonardo, presidente dos “Operários” diante dos atletas no calor festivo da conquista da Taça Nacional.

“Estamos muito felizes. É um feito inédito para nós. Nunca os “Operários” participaram numa competição deste nível. Vamos preparar-nos com seriedade e, se acontecer, daremos o nosso melhor. Temos uma equipa determinada, focada e respeitadora dos adversários”, afirmou Wilber Mendes, jogador da formação da ilha do Príncipe.

Sublinha-se que na história do futebol nacional, três equipas já marcaram presença nas provas da CAF, nomeadamente nos anos 90 das equipas do Sporting de Praia Cruz, Inter de Bombom e Desportivo de Guadalupe.

Fim/MD/LM

STP-Press

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

وزير العدل يتفقد سجني النساء ونواكشوط الجنوبية

أدى معالي وزير العدل السيد محمد ولد أسويدات،...

مؤتمر طوكيو الدّولي للتّنمية في إفريقيا

بتكليف من سيادة رئيس الجمهورية الأستاذ قيس سعيد...

الدبيبة يرحب باتفاق إنهاء الحرب في غزة ويشيد بجهود كافة الوسطاء لتحقيق هذا الاتفاق.

ليبيا/الدبيبة/غزة/وقف اطلاق النار/اتفاق/توقيع/ترحيـــــب/بيـان. Source link

Seychelles: líder da oposição vence eleições presidenciais

Em Seychelles, o líder da oposição, Patrick Herminie, venceu...
- Advertisement -spot_img