São Tomé (São Tomé e Príncipe), 09 Out. 2025 (STP-Príncipe) – Cerca de 25 agentes do Serviço de Migração e Fronteiras (SMF) de São Tomé e Príncipe participam numa acção de capacitação especializada, promovida pela cooperação portuguesa, em São Tomé, na perspectiva de reforçar o controlo de entrada e saída do arquipélago são-tomense, Reserva Mundial da Biosfera.
A formação de duas semanas contempla áreas cruciais como o combate ao tráfico de seres humanos e ao auxílio à imigração ilegal, a gestão de sistemas de informação e segurança de dados, bem como os procedimentos relativos ao sistema de retorno e afastamentos coercivos.
O consultor português, Subintendente Nuno dos Santos, formador da unidade de estrangeiros de Portugal, disse a imprensa que o controlo adequado das fronteiras “é essencial para prevenir ilícitos de diversa natureza, nomeadamente criminais, e sempre com o propósito de garantir a segurança e a liberdade dos cidadãos”.
Por sua vez, o Subcomissário Briston Menezes, responsável pelos Recursos Humanos do SMF considerou que a familiaridade dos agentes nacionais com o processo de controlo de fronteiras em Portugal, e tendo em conta o volume de passageiros, quase diário entre os dois países, “essa formação ajudará a melhorar a nossa actuação aqui em São Tomé e Príncipe”.
Disse ainda que esse exercício visa reforçar as capacidades operacionais e o alinhamento com práticas internacionais de excelência, promovendo uma resposta mais eficaz aos desafios da criminalidade transnacional.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe