CHAPO DEFENDE JUSTIÇA E EDUCAÇÃO COMO PILARES PARA O FUTURO DE ÁFRICA

Compartilhar

O Presidente da República, Daniel Chapo, afirmou, em Nova Iorque, que África só alcançará um desenvolvimento sustentável se investir na justiça, inclusão social e educação de qualidade, pilares que considera decisivos para transformar o continente e erradicar a pobreza.

Como orador principal na Conferência sobre África, realizada na Universidade Columbia, à margem da 80ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, Chapo afirmou que a erradicação da pobreza depende de uma verdadeira transformação socioeconómica.

“O caminho rumo ao desenvolvimento sustentável da África não vai ser, obviamente, linear e fácil; ele confrontará e enfrentará obstáculos que caracterizam os processos de transformação estrutural da economia e da sociedade”, disse o Chefe do Estado, sublinhando que “a inclusão política, económica e social é um imperativo nobre e constitui justiça para os países africanos alcançarem a Agenda 2063”.

Chapo destacou que África precisa de investir cada vez mais no seu capital humano, sobretudo em jovens e mulheres, para acelerar o desenvolvimento. “Não se justifica que a África, um continente com imensos recursos naturais estratégicos, uma população maioritariamente jovem, continua a ser a região mais pobre do planeta Terra. Nós estamos determinados a erradicar a pobreza em África, através da transformação social e económica; uma agenda liderada pelos povos africanos, no interesse e benefício dos africanos”, defendeu.

Para o estadista moçambicano, a educação é central na estratégia de desenvolvimento. “Continuamos a investir numa educação de qualidade, relevante, capaz de impulsionar a transformação estrutural e o crescimento das economias, garantindo um trabalho digno, principalmente para a juventude e a mulher, e oportunidades económicas para todos”, afirmou.

Referindo-se à Agenda 2063 da União Africana, Chapo disse tratar-se de uma visão de “uma África integrada, de justiça e desenvolvimento humano”, assente também no reforço da agricultura e da pesca para erradicar a fome.

Numa mensagem dirigida aos jovens presentes na conferência, o Presidente apelou a que se inspirem “no passado comum glorioso para o reforço dos laços de cooperação cultural, económica, técnica e científica entre os nossos povos, africano e americano”.

Chapo e a Primeira-Dama, Gueta Chapo, participam ainda na recepção oferecida pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, e sua esposa, Melania Trump, aos Chefes de Estado e de Governo.

O Debate Geral da Assembleia-Geral da ONU decorrerá de 23 a 27 de Setembro e terminará no dia 29. (AIM)

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

وزير العدل يتفقد سجني النساء ونواكشوط الجنوبية

أدى معالي وزير العدل السيد محمد ولد أسويدات،...

مؤتمر طوكيو الدّولي للتّنمية في إفريقيا

بتكليف من سيادة رئيس الجمهورية الأستاذ قيس سعيد...

الدبيبة يرحب باتفاق إنهاء الحرب في غزة ويشيد بجهود كافة الوسطاء لتحقيق هذا الاتفاق.

ليبيا/الدبيبة/غزة/وقف اطلاق النار/اتفاق/توقيع/ترحيـــــب/بيـان. Source link

Seychelles: líder da oposição vence eleições presidenciais

Em Seychelles, o líder da oposição, Patrick Herminie, venceu...
- Advertisement -spot_img