Presidente da República reuniu-se com justiça sobre necessidade de urgência para julgamento do caso 25 Novembro

Compartilhar

São-Tomé, 10 Out. 2025 ( STP-Press )  – O Presidente da República, Carlos Vila Nova reuniu-se esta quinta-feira com entidades dos órgãos da justiça com quem analisou a necessidade de realização, com urgência, do julgamento relativo aos acontecimentos de 25 de Novembro de 2022, – soube-se hoje de fonte presidencial.

“Sob a Presidência de Sua Excelência o Presidente da República, Carlos Manuel Vila Nova, realizou-se hoje, dia 9 de Outubro no Palácio do Povo, uma reunião cujo objectivo foi debruçar-se sobre a necessidade de realização, com urgência, do julgamento relativo aos acontecimentos de 25 de Novembro de 2022”, lê-se na pagina on line da Presidência da República.

“A referida reunião contou com a presença de proeminentes entidades ligadas ao sector da justiça e/ou com responsabilidade directa no referido sector “, – sublinha a publicação.

No discurso por ocasião dos 50 anos de independência no ultimo 12 de julho, o Presidente da República, Calos Vila Nova voltou a pedir a conclusão do “processo da morte de quatro cidadãos na sequência da invasão ao Quartel” em 25 de novembro de 2022, tendo sublinhado “que a verdade seja conhecida e a justiça seja feita”.

Na altura, Carlos Vila Nova sublinhou que “ aproveito a ocasião para exortar as autoridades competentes a, de uma vez por todas, darem o respectivo seguimento e conclusão ao processo da morte de quatro cidadãos na sequência da invasão ao Quartel das Forças Armadas em 25 de Novembro de 2022”.

O Presidente Carlos Vila Nova considerou na altura que “as autoridades devem o desfecho deste caso às vítimas, aos seus familiares e à sociedade”.

Tendo considerado que “a vida é o bem jurídico supremo e é, a todos os títulos, inadmissível que os que contra ela atentam fora das causas de justificação previstas na lei saiam impunes, Vila Nova sustentou que “é necessário que a verdade seja conhecida e a justiça seja feita em conformidade com as leis em vigor na nossa República”.

Esta reunião de urgência tem a ver com ataque ao Quartel do Morro, na noite de 24 para 25 de novembro de 2022, em que quatro cidadãos alegadamente envolvidos no assalto, foram submetidos a maus-tratos e acabaram por morrer, nas instalações militares.

Fim/RN

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

orages et pluies attendus sur plusieurs régions jusqu’au mardi soir

L’Agence nationale de l’aviation civile et de la...

مجلس وزاري

أشرفت رئيسة الحكومة السيدة سارة الزعفراني الزنزري صباح...

SODIAM arrecada quase USD 17 milhões com leilão de diamantes

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola...

Découvrez les Unes des journaux sénégalais du mardi 14 octobre 2025

Accueil ›Sénégal ›Découvrez les Unes des journaux sénégalais...
- Advertisement -spot_img