Ministro Eurico Monteiro destaca avanços de Cabo Verde em matéria de governação digital e transparência pública em Cimeira Global da Governação Aberta

Compartilhar

O Ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública, Eurico Monteiro, destacou os avanços de Cabo Verde em matéria de governação digital e transparência pública, elencando importantes iniciativas que têm sido levadas a cabo pelo Executivo, nomeadamente a implementação do Portal da Transparência e o Portal dos Serviços Digitais do Estado, como medidas de capital importância para um Governo que se quer verdadeiramente aberto e participativo.

Eurico Monteiro falava, esta quarta-feira, 08, num painel de alto nível sobre “Infraestrutura Digital para a Governação Aberta”, durante a IX Cimeira Global da Parceria para o Governo Aberto (OGP), que decorre até esta sexta-feira, 10, em Vitória-Galteiz, na Espanha.

“Para nós, essa questão da governação aberta é muito importante. Por isso mesmo, implementamos recentemente o Portal da Transparência (https://portaltransparencia.gov.cv/) que disponibiliza um conjunto de informações relevantes de execução de políticas públicas, facilitando desta forma, o escrutínio dos cidadãos, da imprensa e da sociedade civil, em tempo real, de dados relativos à execução das despesas e arrecadação de receitas, ao serviço da divida pública, ao défice público, às transferências de receitas aos Municípios, à inflação, entre outros”, começou por dizer. “E mais informações relevantes vão sendo progressivamente integrados”, acrescentou.

O Portal dos Serviços Digitais do Estado, “que será lançado dentro de pouco tempo”, este, explicou o Ministro, vem para resolver um problema que todos os países enfrentam, que é o da multiplicação de canais de prestação de serviços e de fontes de informação, com metodologias, procedimentos e até suportes diferenciados muitas vezes contraditórios, o que pode dificultar a busca e obtenção do serviço ou informação útil e desejada.

“Uma plataforma que vai agregar todos os websites dos serviços do Estado e garantir a interoperabilidade, ao mesmo tempo que dispõe de uma pedagogia de apresentação de matérias que facilita a busca do serviço público que se pretende, seja ele uma informação, passaporte, CNI, carta de condução, certidão, ou renovação da autorização de residência. Redesenhar processos, agregar, uniformizar e simplificar, de sorte a facilitar a procura e o pedido e aumentar a capacidade de resposta dos serviços do Estado de Cabo Verde”, indicou o governante.

Tudo isto, prosseguiu, será suportado numa Infraestrutura Pública Digital forte com um sistema de registo credível, que não só facilitará a própria interoperabilidade, como garantirá que todas as entidades públicas possam ter acesso e fazer uso dessas informações para melhorar a prestação de serviço aos cidadãos e às empresas.

Para o governante, com uma estratégia de dados fortes e sistemas de registos base bem concebidos, fica facilitada a rastreabilidade e auditoria dos serviços prestados e de acesso aos dados dos cidadãos e empresas, através da plataforma de interoperabilidade por onde passa qualquer pedido de acesso aos dados de registos base.

“A partilha de informações não protegidas com os cidadãos e empresas tem muito impacto na relação de proximidade e confiança que deve existir entre o Estado e a sociedade civil. O princípio é o da governação aberta e não o do segredo de Estado. O aumento da confiança das instituições publicas passa muito por isso, finalizou Eurico Monteiro.



Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

orages et pluies attendus sur plusieurs régions jusqu’au mardi soir

L’Agence nationale de l’aviation civile et de la...

مجلس وزاري

أشرفت رئيسة الحكومة السيدة سارة الزعفراني الزنزري صباح...

SODIAM arrecada quase USD 17 milhões com leilão de diamantes

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola...

Découvrez les Unes des journaux sénégalais du mardi 14 octobre 2025

Accueil ›Sénégal ›Découvrez les Unes des journaux sénégalais...
- Advertisement -spot_img