Sérgio Pereira conquista Tri-campeonato Nacional de Xadrez

Compartilhar

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 13 Out. 2025 (STP-Press) – O mestre são-tomense de xadrez, Sérgio Pereira, sagrou-se, há dias, em São Tomé, Campeão Nacional da modalidade pela terceira vez consecutiva, ao vencer Euclides Neto na grande final do Campeonato Nacional de Xadrez 2025, onde somou 8,5 pontos ao fim das nove rondas da competição.

A última jornada, disputada num ambiente de grande concentração e desportivismo, confirmou o domínio de Pereira, que assim consolidou o primeiro lugar isolado da tabela classificativa.

A cerimónia de encerramento do campeonato organizada pela Federação da modalidade, contou com a presença do ministro de Desporto, Celso Matos.

Matos, disse na ocasião, diante do presidente da Federação de Xadrez, que o Governo apoia a massificação da modalidade no país de modo que a população tenha acesso.

Em segundo lugar da competição ficou Waldyr Espírito Santo (CM), com 6 pontos, seguido de Jeremias Costa, que fechou o pódio com 5,5 pontos.

Dos destaques individuais, Jeremias Costa e Luiz Adolfo conquistaram o estatuto de candidatos a “Mestre Nacional”, enquanto o jovem Anderson Monteiro obteve o título de “Esperto Nacional”, depois de uma excelente campanha que incluiu vitória na última ronda frente a Osvaldo Lima.

Sublinha-se, também, a ascensão de Paulo Umbelina de 16 anos que promete vir a ser, pela margem de progressão, um talento da modalidade a nível do continente africano.

Recorde-se que São Tomé e Príncipe é Campeão da modalidade a nível da sub-região de África Central.

Fim/MD/LM

STP-Press

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img