INAC alerta para aumento de casos de violência contra crianças no desporto

Compartilhar

O director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, alertou, esta terça-feira-feira, 14,  em Luanda, para o aumento preocupante dos casos de violência e abuso contra crianças no ramo desportivo, envolvendo, em muitos casos, treinadores, dirigentes e colegas de equipa.

De acordo com o responsável, o desporto, que deveria ser um espaço de formação, disciplina e convivência saudável, tem-se tornado, em algumas situações, palco de práticas abusivas, desde castigos físicos e psicológicos até assédio e exploração laboral de menores.

“Recebemos denúncias de crianças submetidas a treinos excessivos, humilhações e até maus-tratos físicos em nome do rendimento desportivo. O INAC está a acompanhar de perto esses casos, em articulação com as federações e autoridades judiciais”, disse Paulo Kalesi.

O dirigente frisou que o Instituto está a reforçar a monitoria dos clubes e academias desportivas, no sentido de garantir que as crianças estejam protegidas e que os responsáveis por abusos respondam criminalmente pelos seus actos.

Paulo Kalesi apelou ainda à denúncia pública de todas as formas de violência contra menores, recordando que a protecção da criança é uma responsabilidade de toda a sociedade.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img