A população do Xangongo, em Nhombadja, está agastada com as constantes interrupções no fornecimento de energia eléctrica que se têm registrado nos últimos tempos, por isso apela por medidas urgentes para pôr fim ao problema.
Os cidadãos, que falavam à rádio pública, afirmam que as falhas no fornecimento de energia têm dificultado a vida das famílias e o funcionamento de instituições públicas e privadas.
As actividades económicas, como o comércio, dependem de energia para fazer para movimentar a economia, e a falta de electricidade, acrescentam, afecta directamente a vida dos cidadãos e a vida econômica do município.
“Seria bom se as autoridades competentes velassem por isso. Na verdade, os bairros também do Xangongo cresceram, então a necessidade de investir na eletricidade aqui na cidade é muito maior”, afirmou Celestino Calonda, acrescentando que a população local vê-se obrigada a “fazer um grande exercício” para suportar e por isso espera pela sua resolução o mais rápido possível.
O director municipal de Energia e Águas de Ombaja, Manuel Madeca, explicou que a central térmica local está a operar apenas com dois geradores, enquanto outros três estão inoperantes devido a avarias técnicas, factor que reduziu a capacidade de produção, passando de dois megawatts para menos de um.
“A solução do problema ultrapassa a capacidade local. Esta avaria condiciona aquilo que é a própria produção de energia elétrica e as manutenções. As capitais dependem do âmbito nacional, são máquinas que trabalharam há bastante tempo e precisam de uma manutenção capital e corretiva no sentido de termos o fornecimento de energia elétrica de forma contínua e regular”, explicou.
Fonte: Portal de Angola