Príncipe lança bicicletas elétricas num impulso a transição energética na ilha

Compartilhar

São-Tomé, 21 Out. 2025 ( STP-Press )  – A Região Autónoma do Príncipe acaba de receber 14 bicicletas elétricas numa iniciativa do projecto, Efrican com apoio da  Cooperação Portuguesa, visando, um maior impulso a transição energética nesta ilha, Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, soube-se hoje na região.

A cerimónia de entrega das bicicletas elétricas foi testemunhada pelo Presidente do Governo Regional, Filipe Nascimento, pela representante da Embaixada de Portugal, Paula Pereira, entre outras entidades convidadas.

Segundo o presidente Governo Regional do Príncipe, Filipe Nascimento “esta iniciativa traduz o compromisso conjunto de todas as entidades envolvidas numa visão de continuidade e inovação, centrada na procura de soluções vantajosas tanto do ponto de vista ambiental como económico”.

Filipe Nacimento adiantou que “espera-se que esta seja a primeira fase de um caminho de transformação do sector dos transportes na Região Autónoma do Príncipe, e um exemplo inspirador de desenvolvimento sustentável para todo o país. “Deixo em nome do Governo Regional, a vontade de continuarmos com novos e inovadores projectos”.

A representante da embaixada de Portugal, Paula Pereira disse que “para nós, da Cooperação Portuguesa, é sempre uma verdadeira satisfação apoiar a Ilha do Príncipe. Entendemos a visão de desenvolvimento do Governo Regional e reconhecemos a sensibilidade da população para estas matérias.”

“Este é um passo muito importante para a sustentabilidade e para uma mudança de paradigma”, – disse Ivo Pizarro, responsável da Efrican, sublinhando que “com a entrega das bicicletas ao sector público, espera-se uma redução significativa das emissões, através da substituição de veículos a combustão por bicicletas eléctricas nas deslocações citadinas destinadas à realização de tarefas administrativas do dia-a-dia”.

Foram ainda inauguradas três estações de carregamento solar, estrategicamente distribuídas pela cidade de Santo António, garantindo que a carga das baterias das bicicletas eléctricas se faça com energia limpa e de baixo impacto ambiental.

As 14 bicicletas eléctricas foram distribuídas entre entidades públicas e privadas, incluindo secretarias regionais, operadores turísticos, moto-taxistas e sector do comércio e serviços, criando uma amostra diversificada de utilizadores para monitorização e avaliação do impacto da iniciativa.

No sector privado, prevê-se igualmente uma diminuição das emissões associadas às actividades turísticas, oferecendo aos visitantes uma forma de mobilidade lúdica, sustentável e de baixo custo enquanto exploram a ilha, esperando-se o mesmo resultado com as entregues ao sector do comércio e serviços.

Já no caso dos moto-taxistas, o projecto-piloto apresenta uma solução prática e ecológica para deslocações urbanas de curta distância, com potencial para transformar o modelo de transporte local, reduzindo igualmente o custo por deslocação para o beneficiário do transporte.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

إنشاء مصنع الغازات الطبية والصناعية "بأبو رواش" بالجيزة

بطاقة انتاجية من الأكسجين ٣٢ م/ل ومن النيتروجين...

Morreu, aos 88 anos,  Francisco Pinto Balsemão, fundador da SIC e do Expresso

O antigo primeiro-ministro e fundador do grupo Impresa, Francisco...

Aïssatou Diop Fall dénonce un harcèlement ciblé contre PUBLICSN TV

La Présidente Directrice Générale du groupe PROD’ADF, éditrice...

تقديم التعازي باسم رئيس الجمهورية لأسرة عمدة بلدية تولل

قدّم الحاكم المساعد لمقاطعة مقامة،سيدي محمد ولد الب...

رئيس الحكومة يستقبل محافظ البنك المركزيّ التونسيّ

وتناول اللّقاء نشاط البنك المركزيّ وأهمّ المؤشّرات الاقتصاديّة...
- Advertisement -spot_img