Cabo Verde precisa de profissionais comprometidos com a ciência, com a ética e com o humanismo

Compartilhar

Este foi um dos desafios apontados pelo Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, nesta segunda-feira, 20 de outubro, durante abertura do Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, da UNI-CV.

Para o Ministro, este curso que, agora se inicia, 17 anos após a criação da licenciatura em enfermagem, pela Universidade Pública de Cabo Verde, deve ter este espírito de humanismo e de vocação porque cuidar é um ato de ciência e de amor.

“Levem convosco o espírito de serviço público, a humildade da aprendizagem contínua e o orgulho de fazer parte de uma geração que está a redefinir a saúde em Cabo Verde.” Afirmou

Cada parto assistido com competência e empatia, cada mãe salva, cada recém-nascido saudável será o verdadeiro sentido deste investimento, do compromisso e da determinação.

Por isso, disse que este curso de especialização tem também um significado simbólico profundo porque representa a aliança entre o conhecimento e a compaixão, entre a ciência e a prática, entre o Estado e a academia, entre o país e os seus parceiros internacionais.

Jorge Figueiredo agradeceu cooperação com Portugal, Brasil e o Sistema das Nações Unidas que tem possibilitado a abertura deste curso, juntamente com a Universidade de Cabo Verde, que soube articular visão, rigor e inovação.

Para o Reitor da UNI-CV, Arlindo Barreto, é com muito orgulho que a universidade olha para os 17 anos do curso de enfermagem da UNI-CV e este curso é mais um passo na consolidação do processo formativo de excelência que se está a implementar na instituição.

Esta formação contou com a parceria do Escritório conjunto do PNUD, UNICEF E UNFPA, cujo Representante, David Matern, enfatizou que este curso constitui um passo decisivo para a redução das mortalidades maternas e neonatais, para a promoção da equidade de género e para a prestação de cuidados humanizados, demostrando o compromisso continuo do país com a justiça social, a saúde e a valorização do capital humano.

A cerimónia de abertura do Curo de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, teve lugar no campo a Uni-CV e contou a as presenças de representante de várias Instituições parceiras Internacionais como a ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto, ESEnfC: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Universidade de São Paulo.

A Pós-Licenciatura de EESMO têm como finalidade a preparação de profissionais de enfermagem com conhecimentos, capacidades e competências no domínio pessoal, ético, técnico e científico, com competências para dar resposta na saúde sexual e reprodutiva através da educação para saúde auxiliando as pessoas a tomar decisões informadas sobre a sua saúde e os enfermeiros serão capacitados para monitorizar a saúde da mulher e da família durante a gravidez, o trabalho de parto e o puerpério.



Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img