A França vai realizar uma conferência em Paris, no dia 30 de Outubro do ano em curso, para apoiar o processo de paz e prosperidade na região dos Grandes Lagos. A informação vem expressa num comunicado de imprensa do Ministério Francês para a Europa e Relações Exteriores, tornado público nesta segunda, 20.
O evento está a ser organizado em parceria com o Togo, mediador da União Africana nos Grandes Lagos, e tem como principal objectivo mobilizar a comunidade internacional para responder à emergência humanitária no leste da RDC e na região.
A conferência sobre a paz e prosperidade nos Grandes Lagos será também uma oportunidade de apoiar a dinâmica contínua de negociação e mediação, liderada pelos Estados Unidos, Qatar e União Africana.
“Finalmente, será possível abordar o aprofundamento essencial da integração económica regional, um vector essencial da paz duradoura, à margem do Fórum da Paz de Paris”, observa o comunicado à imprensa.
O assunto esteve em discussão entre o Presidente Félix Tshisekedi e Filippo Grandi, Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, em visita oficial que realizou à República Democrática do Congo.
Fonte: Portal de Angola
