O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial encorajou os jovens cabo-verdianos a apostarem na qualificação profissional como fator de valorização social e crescimento económico. Eurico Monteiro deixou este apelo à camada juvenil, durante o Evento Nacional de Abertura e Arranque das Formações Profissionais 2025, realizado esta terça-feira, 21 outubro, na Praia, sob o lema “Agarra bu oportunidadi, Konstrui bu futuru”.
Durante a sua intervenção, neste importante evento, que reuniu jovens formandos provenientes de diversos centros de formação profissional da ilha de Santiago e que contou uma conversa aberta entre o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva e quatro jovens talentos, num verdadeiro momento de celebração da formação profissional em Cabo Verde, o governante destacou a crescente valorização da formação profissional no país, sublinhando que “já passou o tempo em que a formação profissional era vista como algo de pouco valor”.
Hoje, afirmou o Ministro, esta área revela-se essencial para o crescimento das empresas, para a criação de empregos, para a valorização das pessoas e para o aumento do rendimento das famílias cabo-verdianas.
“Uma pessoa qualificada reconhece as suas competências e isso lhe dá liberdade e capacidade para exigir, por exemplo, uma remuneração justa e assim ver melhoradas as suas condições de vida e a da sua família”, observou.
Eurico Monteiro realçou ainda o papel determinante do Governo de Cabo Verde na consolidação de um sistema sólido e sustentável de formação profissional, alicerçado no Orçamento do Estado e em outras fontes de receita, como a taxa turística e as contribuições das empresas para segurança social e apoiado por parceiros estratégicos, como o Luxemburgo, entre outros.
O Ministro ressaltou ainda a importância de uma formação de qualidade que permita aos jovens, não apenas obter um emprego, como também criar novas oportunidades de negócios, fortalecer as empresas nacionais, e acelerar o crescimento económico do país.
“O Governo faz esse esforço de qualificação profissional e de investir nas pessoas porque sabe que esta é a melhor contribuição que podem dar para o futuro de Cabo Verde. Hoje não queremos que as pessoas apenas tenham uma formação, queremos que tenham formação de qualidade e que sejam cada vez melhores nas suas áreas de atuação”, reiterou.
Eurico Monteiro expressou ainda que “é motivo de satisfação e de grande orgulho nacional”, ver os jovens de todo o arquipélago e até de países irmãos como São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau a procurarem em Cabo Verde uma formação profissional de qualidade.
O governante concluiu, incentivando os formandos a aproveitarem ao máximo as oportunidades de aprendizagem, reforçando que “a competição no mercado de trabalho é cada vez maior e, quanto mais qualificados e comprometidos forem, mais facilmente poderão alcançar o sucesso, uma vida digna e contribuir assim para o desenvolvimento de Cabo Verde”.
Fonte: Portal de Angola