O Embaixador chinês acreditado em Angola disse esta quarta-feira, 22, durante visita às instalações da Rádio Correio da Kianda, que Angola tem cumprido de forma rigorosa o pagamento da dívida contraída à China.
Em entrevista aos nossos microfones, Zhang Bin avançou que o Executivo de João Lourenço tem como referência ser um bom pagador de dívidas, alinhando assim às afirmações do Presidente do Brasil, Lula da Silva, aquando da sua visita à Angola, em 2023.
Disse ainda que após consultas entre os dois governos foram encontrados arranjos apropriados para mitigar o encargo da dívida, por isso, “a China já não é o primeiro credor de Angola”.
O diplomata informou também que durante a visita do Presidente da República, João Lourenço, à China, os dois Chefes de Estado elevaram as relações bilaterais para uma parceria de cooperação global que inclui os sectores económico, político, cultural e a área militar.
Sobre a visita à Rádio Correio da Kianda, disse que “a cooperação na área de comunicação social é crucial na relação entre Angola e China”, tendo manifestado abertura para o estabelecimento de parcerias futuras entre as duas instituições.
Ouça a entrevista abaixo
Fonte: Portal de Angola