No Sudão, um voo doméstico de passageiros pousou esta quarta-feira, 22, no Aeroporto Internacional da capital Cartum, pela primeira vez desde o início da guerra, há mais de dois anos.
De acordo com informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda, o pouso do primeiro voo após o início da guerra pode potencialmente marcar a reabertura gradual do tráfego aéreo na capital sudanesa.
De acordo com o Ministério da Mídia e Cultura do Sudão, que confirmou que um voo da Badr Airlines de Port Sudan pousou, avançou igualmente que o aeroporto já recebeu voos transportando o líder militar sudanês, general Abdel-Fattah Burhan, pelo menos duas vezes este ano.
Referir que o exército capturou o aeroporto em Março do grupo paramilitar rival Forças de Apoio Rápido.
A guerra eclodiu quando os militares e as RSF se voltaram uns co30ntra os outros em uma luta pelo poder, embora os militares controlem a capital, as RSF ainda controlam partes da região ocidental de Darfur e outras áreas.
Os combates mataram pelo menos 40 mil pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, e deslocaram até 12 milhões de outras. Mais de 24 milhões de pessoas estão enfrentando insegurança alimentar aguda, diz a ONU.
De acordo com um comunicado do exército, as RSF dispararam drones no aeroporto na madrugada de terça-feira, 21, mas os militares os interceptaram.
Fonte: Portal de Angola
