“Vamos precisar de mais recursos adicionais e o engajamento de todos, para termos no futuro uma ilha de S. Vicente mais resiliente” – Primeiro Ministro

Compartilhar

O Governo já tem os recursos mobilizados que irão permitir realizar as intervenções de emergência em S. Vicente, após a tempestade Erin que assolou a ilha, mas “é preciso mais recursos adicionais e o engajamento de todos, para termos no futuro uma ilha mais resiliente”, neste caso S. Vicente – onde o impacto foi maior -, “face às alterações climáticas”.

Essas considerações foram feitas pelo Primeiro Ministro no encontro entre o Governo e os Parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, nomeadamente Embaixadas, Organizações Internacionais e Financeiras no qual o Executivo teve oportunidade de apresentar o estado da execução das medidas de respostas pós-tempestade, provocados pela tempestade do passado 11 de agosto.

“A catástrofe natural provocada pela tempestade Erin, expôs Cabo Verde, a um choque externo idêntico ao que se regista em vários Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, SIDS”, considera Ulisses Correia e Silva, acrescentando que “os impactos normalmente são gravosos e têm o potencial de destruir a economia de um país”.

Por isso, para além dos compromissos com a resiliência, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, é inevitável a necessidade de recursos extraordinários para situações excecionais provocadas por catástrofes naturais.

De acordo com o Chefe do Executivo, o encontro realizado esta tarde, em Mindelo, “foi uma oportunidade para avaliar os impactos na perspetiva macroeconómica e financeira, os recursos mobilizados e a mobilizar e a perspetiva de médio e longo prazo para o aumento da resiliência face a choques climáticos severos”.

As diversas medidas estão estimadas, em termos de recursos, em 35 milhões de euros para a reabilitação e reconstrução de infraestruturas e 10 milhões de euros para a proteção social e económica (inclui compensação para viaturas sinistradas).

“Estes são os recursos necessários para as intervenções durante o corrente ano de 2025 e 2026, enquadradas nas respostas de emergência social, económica e infraestrutural”, apontou.

Para intervenções de médio e longo prazo em sistemas de drenagens, sistemas de saneamento, infraestruturas rodoviárias e urbanas resilientes, habitação segura e em assentamentos populacionais fora de zonas de risco, a previsão é de cerca de mais 350 milhões de euros de investimentos, abarcando S. Vicente (com maior impacto), Santo Antão e S. Nicolau.

“A adesão foi boa”, considera Ulisses Correia e Silva, diante das respostas positivas dos Parceiros. “Os montantes são elevados, mas acredito que iremos alcançar um bom compromisso, executar e fazer com que a ilha possa retomar a sua normalidade, o que já vai acontecendo aos poucos”, sublinhou.

“Na gestão dos recursos, garantimos transparência e prestação de contas”, garante o Chefe do Governo, anunciando que as medidas são suportadas por resoluções do Conselho de Ministros e despachos ministeriais, publicados no Boletim Oficial, disponíveis para qualquer instituição e qualquer cidadão consultar.

O Primeiro Ministro aproveitou o momento para agradecer os parceiros multilaterais, bilaterais pelas diversas respostas e iniciativas imediatamente implementadas após a tempestade e as acções de solidariedade da diáspora, das empresas e instituições cabo-verdianas e estrangeiras, das associações, Igrejas e ONG.

“Juntos vamos reforçar o compromisso com as respostas, adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas em Cabo Verde”, disse.

 

 

 

 



Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

le président Diomaye Faye annonce la construction d’un centre de dépistage

Le président de la République, Bassirou Diomaye Faye,...

أطار: توزيع معدات دراسية على رياض الأطفال

يستخدم هذا الموقع ملفات تعريف الارتباط لتحسين تجربتك....

الاجتماع الثالث للّجنة العليا لتسريع انجاز المشاريع العموميّة

وحضر الاجتماع كل من وزير الداخلية، ووزيرة المالية،...

تطوير مستشفى الطب النفسي بالمجمع الطبي للقوات المسلحة بالمعادي

باستخدام أحدث الوسائل في مجال الرعاية والعلاج للطب...
- Advertisement -spot_img