Governo reforça investimentos para aumento da produção agrícola

Compartilhar

Arrancou esta sexta-feira, 24, o Ano Agrícola 2025/2026, com o Governo a anunciar o reforço dos investimentos para aumentar a produção em grande escala.

O Município de Camanongue, no Moxico, foi escolhido para o acto de abertura do Ano Agrícolam orientado pelo Ministro de Estado José de Lima Massano, sob o lema: Reconversão dos Sistemas Agro-alimentares e Alimentares como garante do aumento de rendimento e alcance da segurança alimentar e nutricional.

O Ministro da Agricultura e Florestas, Issac dos Anjos, informou que o acto de abertura do Ano Agrícola, foi marcado pelo empoderamento de jovens produtores com a entrega de lotes, e a concessão de financiamentos em máquinas para mecanização agrícola.

“Iremos proceder à entrega de lotes de terreno a jovens produtores com a emissão de título de concessão de terra, e com os primeiros financiamentos para equipamentos”,  disse.

Para Issac dos Anjos, “a aposta na mecanização agrícola no país seria a forma de tornar a agricultura mais sustentável e a principal fonte de produção de alimentos, olhando pelos resultados animadores gerados pelo sector”.

“Faltam mais investimentos materialização deste desidrato, com a potencialização da agricultura familiar com a concessão de financiamentos e equipamentos”, apontou o governante, como caminhos a seguir para diversificação económica e autossuficiência alimentar.

O Ministro da Agricultura e Florestas, Issac dos Anjos, frisou que o país já tem uma produção agrícola autossuficiente e que agora, o desafio é a construção de uma rede comercial, tendo apelado aos comerciantes de Angola, mais ousadia:

“A mecanização da agricultura vai ter custos, precisamos de preparar as mentes, os sistemas financeiros para poderem ajudar-nos, o que nós estamos a fazer agora é mobilizar recursos para ajudar o agricultor familiar a dar o salto a produzir com qualidade para o mercado, ajudar para que ele consiga ter alguns equipamentos de transformação local. A nossa produção nacional é autossuficiente, o problema hoje é a falta de comerciantes que consigam comprar as pequenas produções, estocar, chamar o camião e levar para os centros urbanos”, frisou.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

إنشاء كوبري الفنجري الجنوبي بمدينة نصر بمحافظة القاهرة

لتقليل مسافة الرحلات بين شرق محافظة القاهرة وغربها،...

PALMA- Servir Angola realiza IV congresso ordinário 

Por Pro Última atualização Out 24, 2025 Notícias de Angola –...

تنظيم يوم علمي حول إدخال التلقيح الاصطناعي في المستشفى العمومي

يستخدم هذا الموقع ملفات تعريف الارتباط لتحسين تجربتك....

جلسة عمل وزارية

وقد حضر هذه الجلسة كل من وزيرة المالية...
- Advertisement -spot_img