Greve dos oficiais de justiça divide posições entre Governo e sindicato

Compartilhar

A relação entre o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e o Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola (SOJA) entrou em rota de colisão, após o Governo considerar “ilegal” a greve convocada pelo sindicato, marcada para segunda-feira, 27.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira,24, o ministério sustenta que a decisão de paralisar as actividades não foi antecedida por uma assembleia de trabalhadores, conforme determina a lei, e que não existe qualquer conflito laboral declarado entre a tutela e os funcionários.

O órgão acrescenta que o SOJA “não tem legitimidade para deliberar sobre o exercício do direito de greve”, lembrando que uma paralisação só é válida depois de esgotadas as vias de diálogo e tentativa de acordo.

O Sindicato dos Oficiais de Justiça, por sua vez, justifica o movimento com a necessidade de aprovação do estatuto remuneratório, melhores condições de trabalho, reposição de subsídios e devolução de 20% dos valores devidos às delegações provinciais reivindicações antigas que, segundo a estrutura sindical, não têm tido resposta efectiva do Executivo.

A greve está prevista para prolongar-se até 14 de novembro, podendo ser retomada em 2026 caso não haja avanços nas negociações.

Apesar da firmeza na sua posição, o ministério garantiu disponibilidade para dialogar com os trabalhadores, desde que o pedido de encontro seja formalmente apresentado. No mesmo comunicado, alertou ainda que os funcionários que aderirem à paralisação “poderão sofrer consequências jurídico-legais”.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

إسكان دار مصر بمدينة السادس من أكتوبر

بإنشاء ١٧٥ عمارة تحتوي على ٤٢٠٠ وحدة سكنية...

Madagascar retira cidadania ao ex-presidente Rajoelina

O ex-presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, foi destituído da...

« Une arme de distraction massive et de diversion »

L’ancien ministre conseiller à la présidence, Yoro Dia,...

الندوة الفكرية التمهيدية لمؤتمر تيكماطين الدولي للفكر الإسلامي

نظم المركز الإفريقي للدراسات والأبحاث الصوفية بالتعاون مع...

رئيس الحكومة يؤدي صباح اليوم، واجبه الانتخابي

رئيس الحكومة يؤدي صباح اليوم، واجبه الانتخابي Source link...
- Advertisement -spot_img