“Adiamento de julgamentos mina confiança do cidadão na justiça”, alerta jurista

Compartilhar

O adiamento, sem data marcada, da leitura do acórdão do julgamento dos generais Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” e Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, mina a confiança que os cidadãos depositam nos órgãos de justiça angolanos, de acordo com o jurista Fernando Kawewe.

Inicialmente prevista para o dia 27 de Outubro, a leitura da sentença foi retardada devido a necessidade de apresentação de reclamações aos quase 300 quesitos formulados pelo Tribunal Supremo durante as sessões de julgamento, segundo a Angop.

Para Fernando Kawewe, a decisão do adiamento, já verificada repetidas vezes no mesmo caso, não abona a imagem da Justiça em Angola, acrescentando que este processo chega a ser cansativo para os cidadãos que aguardam com expectativa a aplicação da justiça.

Tendo em conta que o colectivo de juízes procedeu à leitura de um total de 285 perguntas para o esclarecimento de factos essenciais ao processo, no seu entender, o politólogo João Mateus fez saber que o presente adiamento permitirá maior clareza no tratamento do caso.

Por outro lado, João Mateus, é de opinião que o adiamento da leitura do acórdão do julgamento dos generais “Dino” e “Kopelipa” acarretará uma série de consequências de fórum jurídico, político e social.

Na mais recente audiência, o colectivo de juízes procedeu à leitura de 285 quesitos, correspondentes a perguntas elaboradas pelo tribunal para o esclarecimento de factos essenciais ao processo.

A defesa solicitou adiamento da sessão, alegando que seria “humanamente impossível” analisar e responder de imediato a todas as questões, dada a complexidade e o volume de matéria jurídica envolvida.

O tribunal atendeu ao pedido da defesa e marcou a próxima sessão para o dia 27 do corrente mês, destinada à apresentação formal das reclamações.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

Doomu Baay – Episode 02-

Votre avis sera publié et visible par des...

تأهل ثلاث مخطوطات موريتانية للدورة الثانية من مسابقة المخطوطات العربية الإفريقية

أعلنت مؤسسة محمد السادس للعلماء الأفارقة نتائج الدورة...

رئيس الحكومة يستقبل لاعبة التنس العالمية أنس جابر

وثمّن رئيس الحكومة بهذه المناسبة، النتائج الباهرة التي...

إسكان دار مصر بمدينة السادس من أكتوبر

بإنشاء ١٧٥ عمارة تحتوي على ٤٢٠٠ وحدة سكنية...

Madagascar retira cidadania ao ex-presidente Rajoelina

O ex-presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, foi destituído da...
- Advertisement -spot_img