Analistas divididos sobre posição de candidatos no boletim de votos da UNITA

Compartilhar

A Comissão Eleitoral do XIV Congresso Ordinário da UNITA determinou, este sábado, 25, mediante sessão de sorteio, o posicionamento dos candidatos no boletim de votos.

Como número um da lista, está Rafael Massanga Savimbi, sendo que o candidato Adalberto Costa Júnior, presidente cessante do partido, e concorrente a sua própria sucessão, está na posição número dois.

Em reacção ao anúncio, o analista político Eurico Gonçalves disse à Rádio Correio da Kianda, que o posicionamento dos candidatos no boletim de votos não pode ser visto como “vantagem” ou “ameaça”, mas como uma oportunidade sublime para unir gerações, ressaltando que “a ordem do boletim é simbólica, mas nunca neutra”.

O académico voltou-se para a sociedade angolana e avançou, igualmente, que a vitória neste processo deve ser, sobretudo institucional, uma vez que o XIV Congresso Ordinário da UNITA define também “a credibilidade, coesão e a postura moral com que o partido chegará ao pleito eleitoral de 2027”.

Por sua vez, o também especialista, politólogo João Mateus, disse que do ponto de vista da psicologia dos números, a vantagem recai para Rafael Massanga Savimbi, pelo facto de que a posição número “1” é comummente associada a posição de liderança, o que pode influenciar votantes, provocando aquilo que chamou de “efeito manada”

Entretanto, o perito reconhece também que a posição “1” de Massanga, no boletim de votos, não é um factor preponderante na corrida ao cadeirão máximo da UNITA, sobretudo, considerando a dimensão e experiência de ACJ, que concorre a sua própria sucessão.

Avança-se a partir da próxima segunda-feira, 27, terá início a campanha eleitoral, etapa descrita como etapa importante para a afirmação da democracia interna do partido, segundo a Comissão Eleitoral.

Adalberto Costa Júnior e Rafael Massanga Savimbi vão disputar a presidência da UNITA, em Novembro próximo, de acordo com a comissão de mandatos do XIV Congresso Ordinário do partido, que aprovou, esta sexta-feira, as candidaturas dos políticos por reunirem todos os requisitos exigidos.

O Congresso está marcado para os dias 28, 29 e 30 de Novembro próximo, em Luanda.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

Sénégal – « Youssou Ndour sama kilifeu la », la déclaration forte d’Akon chez Bouba Ndour (Vidéo)

L’artiste de renommée internationale, Akon, a récemment exprimé...

وزير الشؤون الخارجية يجري مباحثات مع نظيره الإسباني

أجرى معالي وزير الشؤون الخارجية والتعاون الإفريقي والموريتانيين...

رئيس الحكومة يلتقي مدير مكتب البنك الأوروبي للإستثمار بتونس

وخلال اللقاء، أكد رئيس الحكومة على أهمية التعاون...

تطوير قاعدة الإسكندرية البحرية

وفقًا لأحدث معطيات العصر من منظومات قتالية وفنية. Source...

Cimeira sobre financiamento coloca Angola como vitrina de grandes projectos

Luanda transforma-se esta terça-feira, no centro das atenções do...
- Advertisement -spot_img