Nos Camarões, pelo menos dois dos principais líderes da oposição foram presos, de acordo com a plataforma política União para a Mudança através de um comunicado divulgado na sexta-feira, 24.
De acordo com informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda, a notícia está a aumentar ainda mais as tensões pós-eleitorais no país, com protestos liderados sobretudo por jovens agastados com a governação do presidente Paul Biya.
Tratam-se dos políticos Anicet Ekane e Djeukam Tchameni, que endossaram que o outro líder da oposição Issa Tchiroma Bakary, que afirma ter derrotado o presidente Paul Biya na votação de 12 de Outubro.
“Ambos foram presos em casa pelas forças de segurança armadas” lê-se no comunicado.
O partido de oposição Movimento Africano para a Nova Independência e Democracia (MANIDEM), disse que vários de seus membros foram sequestrados pelas forças de segurança locais e acusou as autoridades de tentar intimidar os camaroneses.
Importa referir que o político da oposição Issa Tchiroma afirma ter vencido com base nos resultados que ele disse terem sido colectados por seu partido, ao passo que o partido de Biya o acusou de tentar atrapalhar a eleição.
O órgão eleitoral de Camarões deve anunciar os resultados finais das eleições na segunda-feira, mas os partidários da oposição têm realizado protestos, alertando contra uma tentativa de fraudar a votação.
Fonte: Portal de Angola
