O actual presidente do Partido Pacífico Angolano (PPA), Fele António, anunciou este sábado, 25, que não vai se recandidatar à presidência do partido no IV Congresso Ordinário, previsto para Dezembro de 2025.
O anúncio foi feito durante a 1ª Reunião Ordinária do Comité Central do PPA, que segundo comunicado enviado ao Correio da Kianda, foi “um encontro marcado por decisões políticas relevantes”.
No comunicado final lido pelo Secretário-Geral, Eduardo Garcia, o Comité Central daquele partido disse ter tomado conhecimento da decisão de Fele António “com respeito, reconhecimento e profunda consideração pelo contributo patriótico e político” do dirigente.
“A saída de Fele António poderá abrir espaço para novas lideranças dentro do PPA e, por consequência, influenciar os equilíbrios internos da CASA-CE, que enfrenta o desafio de redefinir a sua relevância política perante um cenário dominado pelo MPLA e pela UNITA”, realça o comunicado.
Espera-se, com isso, que o congresso de dezembro seja “um momento crucial para o futuro do partido e da própria coligação, podendo sinalizar mudanças estratégicas no posicionamento opositor angolano”.
O PPA é uma das formações políticas que integra a Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), plataforma criada em 2012 com objectivo de unir partidos da oposição sob uma agenda de renovação política e ética.
Fonte: Portal de Angola
