Numa cerimónia que teve lugar hoje, 27 de outubro, no Palácio do Governo, o Ministério da Saúde reconheceu através do Ministro da Saúde, o meritório trabalho das equipas médicas chinesas em Cabo Verde. Isto durante a cerimonia de rotação da 21ª equipa para a 22ª equipa.
De acordo com o Ministro da Saúde, através de 21 equipas médicas chinesas que já passaram por Cabo Verde, num total de mais de 200 profissionais chineses, foram realizadas milhares de atendimentos e cirurgias, transmitidos valores de disciplina, rigor e humanismo médico, bem como a partilha de boas práticas clínicas que enriqueceram o nosso Sistema Nacional de Saúde.
“Lado a Lado com os nossos Profissionais de saúde os médicos chineses têm contribuído para salvar vidas, aliviar o sofrimento e levar os cuidados de saúde a quem mais precisa, nomeadamente nas áreas de cirurgia, pediatria, ginecologia, oftalmologia, medicina interna, acupuntura, deixando uma marca de excelência e dedicação” reforçou.
Para além disso, o Ministro enalteceu ainda a cooperação com a República popular da China considerando que não se limita ao ato clínico, mas sim a doação de equipamentos, construção de infraestruturas de saúde, formação continua de técnicos, entre outos.
Para a 21ª equipa medica chinesa que chegou ao termino da sua missão em Cabo Verde depois de 18 meses de trabalho no Hospital Dr. Agostinho Neto, o Ministro expressou sincero reconhecimento, em nome do, pelo serviço prestado ao povo Cabo-verdiano e em relação a 22º equipa que chega agora para dar continuidade aos trabalhos, Jorge Figueiredo disse que é com entusiamo e esperança que os recebe desejando sucesso nesta nova missão e que encontrem aqui o mesmo calor humano, espírito de equipa e de amizade frutuosa da cooperação entre China e Cabo Verde.
Durante a sua Intervenção o Embaixador da China em Cabo Verde, agradeceu em nome da Embaixada a 21ª equipa médica chinesa, que terminaram a missão com sucesso e, ao mesmo tempo, deu calorosas boas-vindas a 22ª equipa.
Disse que desde a sua chegada em Cabo Verde em abril de 2024, a 21ª equipa médica chinesa realizou ativamente trabalhos de diagnóstico, tratamento, intercâmbios médicos acadêmicos, bem como consultas clínicas gratuitas para a população local em áreas remotas do país, sendo altamente reconhecidos pelo governo cabo-verdiano e pelo público em geral.
“Ao longo dos últimos 41 anos, com o grande suporte do Governo de Cabo Verde, especialmente do Ministério da Saúde, do Hospital Dr. Agostinho Neto e dos vários outros hospitais, um total de 21 equipas médicas chinesas enviadas a Cabo Verde atenderam 54212 pacientes em consultas, 6112 pacientes em estado crítico, 22560 pacientes internados, 27313 cirurgias e 16802 pacientes receberam tratamento de acupuntura, o que deram contributos significativos para a proteção da vida e da saúde do povo cabo-verdiano, bem como para o desenvolvimento económico e social do país” acrescentou.
No âmbito da mudança da 21ª equipa para a 22ª equipa, o Ministério da Saúde realizou uma cerimónia de rotação das equipas médicas Chinesas e recebeu a visita de cortesia, pela primeira vez, de uma Delegação da Comissão Provincial de Saúde de Sichuan, composta pela Vice-Diretora do Gabinete da Comissão Provincial de Saúde de Sichuan e o Chefe da Sessão dos Assuntos Internacionais do Centro de Intercâmbio Internacional da Comissão Provincial de Saúde de Sichuan.
Fonte: Portal de Angola
