Nesta manhã, na cidade da Praia, o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, recebeu uma visita de cortesia de uma Delegação da Comissão Provincial de Saúde de Sichuan, China, que se encontra em Cabo Verde.
A delegação esteve acompanhada pelo Embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang, e é composta pela Vice-Diretora do Gabinete da Comissão Provincial da Saúde de Sichuan, HU Yidi, e pela Representante do Centro de Intercâmbio Internacional da Comissão Provincial de Saúde de Sichuan, Wu Lingjia.
Durante a visita de cortesia, o Ministro da Saúde, regozijou-se com esta visita das representantes da Comissão Provincial de Saúde de Sichuan e referiu que Cabo Verde estima com muito apreço a cooperação com a China, no domínio da saúde, que, desde 1984, tem contribuído para a melhoria da qualidade de saúde da nossa população
Enalteceu que a cooperação entre os dois países, se estende a várias áreas, mas especificamente da área da saúde tem sido muito concreto e relembrou a recente inauguração da Maternidade e Pediatria do HBS e também a recente entrega de um conjunto de equipamentos cirúrgicos ao Hospital Dr. Agostinho Neto.
Jorge Figueiredo realçou ainda o papel do Embaixador da China no aprofundamento desta relação e garantiu que nomeadamente no âmbito do projeto de construção do novo hospital de Cabo Verde, o Governo está a negociar com a China a parte da formação de especializada, equipamentos de saúde e manutenção do sistema.
Já o Embaixador da China em Cabo Verde, retratou a grande amizade que une os dois povos e particularmente no domínio da saúde, caraterizou o trabalho da última equipa médica chinesa como de proximidade, que chegou muito mais perto das comunidades Cabo-verdianas e muito mais perto das prioridades do Ministério da Saúde, do Hospital Dr. Agostinho Neto e do povo Cabo-verdiano.
O Embaixador Zhang Yang, afirmou ainda que pretende, no âmbito desta cooperação, mobilizar mais recursos ao nível da província de Sichuam responsável pela Cooperação médica na China, para Cabo Verde e ainda estabelecer contactos com a Comissão Nacional de Saúde para conseguir mais recursos da Capital Chinesa.
Disse que a Administração Geral da Medicina Tradicional Chinesa está disposta a aprofundar a cooperação com o Ministério da Saúde de Cabo Verde para a continuidade e troca de experiências na área de Medicina Tradicional Chinesa.
Esta visita de Cortesia acontece no âmbito de mudança da 21ª equipa médica Chinesa em Cabo Verde para a 22ª equipa.
Fonte: Portal de Angola
