Governo inaugura sala de perícias legais para combater impunidade de crimes sexuais

Compartilhar

São-Tomé, 24 Set. 2023 ( STP-Press ) – São Tomé e Príncipe já conta com uma sala de exames e perícias legais, construída com apoios de Portugal e das Nações Unidas, visando o combate à impunidade face aos crimes sexuais que tendem a aumentar no país.

Inaugurada na sexta-feira, 22, a sala, instalada no Hospital Ayres de Menezes, está equipada para o atendimento, particularmente, de mulheres e crianças, que têm sido as principais vítimas da violência doméstica, abuso sexual e violação.

No acto da inauguração, a ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, Ilza Amado Vaz, referiu-se à sala como “o exame que deve ser feito para se averiguar e confirmar que o crime foi cometido e o tipo de crime, efectivamente, para ajudar depois os magistrados a decidirem e a condenarem aqueles que o cometeram”.

A ministra confirma o aumento dos casos da violência doméstica, sobretudo, de abuso sexual, e lamenta a dificuldade de uma resposta imediata por parte das autoridades judiciais, que se deve em parte a “um grande défice também ao nível da medicina legal”, por falta de médicos especialistas na matéria.

O acto contou igualmente com a presença do ministro da Saúde, Célsio Junqueira, que sublinhou que “a sensação de impunidade que actualmente existe para os infractores não pode continuar, e que com a inauguração “desta sala” terá que terminar.

Fim/RN,MF

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Thicath célèbre l’excellence scolaire avec le Dr Boubacar Sy

Le Rassemblement des Élèves et Étudiants de Thicath...

متابعة تقدم إعداد مشروع قانون المالية لسنة 2026 محور مجلس وزاري

وفي مستهل أعمال المجلس، أكّدت رئيسة الحكومة على...

مشروع الصوب الزراعية بموقع العاشر من رمضان

على مساحة 2500 فدانًا شاملة المناطق الادارية والمرافق...
- Advertisement -spot_img