Angola perde anualmente cerca de 3 milhões de dólares com pirataria, diz especialista

Compartilhar

O país perde anualmente cerca de três milhões de dólares devido à pirataria audiovisual, valor que representa impostos e taxas que deixam de entrar para os cofres do Estado.

A informação foi avançada esta terça-feira, 22, pela directora de Assuntos Corporativos da DStv Angola, Estefânia Sousa, durante mais uma acção de formação sobre pirataria dirigida a jornalistas de diferentes órgãos de Luanda, promovida pela Parceiro Anti Pirataria (PAP).

“Pode parecer um valor pequeno, mas com esses três milhões de dólares poderiam ser criados empregos e dinamizadas pequenas indústrias culturais. Tudo o que as operadoras deixam de arrecadar é dinheiro que também não entra para os cofres do Estado”, destacou.

A responsável disse que os prejuízos vão muito além das perdas financeiras directas, afectando o crescimento das indústrias criativas, a geração de emprego jovem e a profissionalização no sector audiovisual., não deixando de alertar ainda para um aspecto preocupante: parte do dinheiro gerado pela pirataria é usado para financiar actividades criminosas em várias partes do mundo, incluindo o cibercrime e o terrorismo internacional.

De acordo com Estefânia Sousa, é necessário começar-se a criminalizar e adoptar acções mais rígidas para alertar as pessoas sobre as consequências indirectas da prática de pirataria.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img