Bié: município da Nhareia com défice de mais de 300 professores

Compartilhar

O município da Nhareia, na província do Bié, tem um défice de mais de 300 professores no ensino primário, para fazer face aos desafios que o sector da Educação enfrenta naquela região do Centro do país.

A revelação é do seu administrador, Neves Jamba, quando falava, recentemente, aos jornalistas, no quadro do lançamento da segunda fase do Kwenda, no Município do Andulo.

Segundo o Administrador, actualmente o município da Nhareia conta com cerca de mil professores, número que disse ser insuficiente para atender as necessidades.

“Estamos com mais de mil professores, mas ainda há falta de gritante. Gritante, tendo em conta que anualmente crescem mais de 100 crianças” que atingem a idade escolar”, afirmou.

Sem precisar o número de crianças matriculadas no presente ano lectivo, Neves Jamba sublinhou que o município teve um arranque bom.

Quando questionado sobre o número real de quantos novos professores o município precisa, o Administrador Neves Jamba respondeu: “Bom, acho que 300 professores estariam a mitigar… Nós gostaríamos de ter, pelo menos, funcional todas as aldeias. Nós somos 288 aldeias.

Gostaríamos que cada aldeia tivesse uma escola a funcionar. Porque hoje a educação é que nos garante o futuro. Por isso, temos uma aposta acérrima no sector da educação, a par da saúde”.

Segundo o responsável da administração local do Estado na Nhareia há aldeias que não têm escolas, e noutras cada escola tem apenas dois professores que lecionam apenas até a segunda classe.

“Quer dizer, dois professores da aula da primeira”, segunda classe.

Nós precisaríamos mais. Aliás, o nível primário vai até a sexta classe actualmente. Nós gostaríamos de ter esses níveis todos eles preenchidos, ou seja, todo o ensino primário preenchido. Mas por conta da insuficiência de professores. Então, cria dificuldade nesses elementos”, rematou.

Nhareia é um município da província do Bié. Possui uma população estimada em mais de 135 mil habitantes, cuja a principal actividade económica é a agricultura.

Solos férteis para, água abundante, e diamantes são os principais riquezas da Nhareia que dista à 176 quilômetros do Cuíto, município e capital da província.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img