Cinquentenário da Independência com novas condecorações e tributos históricos

Compartilhar

As celebrações dos 50 anos da Independência Nacional ganham novo destaque com o anúncio da próxima cerimónia de condecorações, marcada para o dia 6 de novembro de 2025, em Luanda.

O acto, orientado pelo Presidente da República, João Lourenço, visa reconhecer personalidades nacionais e estrangeiras que, ao longo da história, contribuíram de forma relevante para a libertação de Angola, consolidação da paz e desenvolvimento do país.

De acordo com o comunicado da Presidência da República, a distinção será feita através da Medalha Comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional, em três categorias: Classe de Honra, Classe Independência e Classe Paz e Desenvolvimento.

Na Classe de Honra, serão homenageados antigos Chefes de Estado que se destacaram no apoio à luta de libertação e à afirmação diplomática de Angola, como José Eduardo dos Santos, Nelson Mandela, Fidel Castro, Aníbal Cavaco Silva, Bill Clinton e Xi Jinping, entre outras figuras de referência mundial.

A Classe Independência contempla nomes incontornáveis da história nacional, entre eles António Agostinho Neto, Álvaro Holden Roberto, Jonas Malheiro Savimbi, Lopo do Nascimento e Lúcio Lara, reconhecidos pelo papel fundamental no processo que culminou com a proclamação da independência, a 11 de novembro de 1975.

Já a Classe Paz e Desenvolvimento destaca cidadãos, instituições e organizações que deram contributos importantes à reconciliação nacional, à cultura e ao progresso social, como a Fundação Sagrada Esperança, o agrupamento musical Ngola 74 e o Reverendo Jesse Jackson, dos Estados Unidos da América.

A Presidência solicita ainda que agraciados e familiares dos condecorados a título póstumo contactem a Comissão Organizadora, para tratar das questões relacionadas com as distinções.

Esta é mais uma etapa das celebrações que antecedem o acto central do 11 de Novembro, na Praça da República, onde o país prestará tributo aos que ajudaram a construir a sua história, liberdade e soberania.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img