Controlo da concorrência garante transparência no sector financeiro, diz Juciane de Sousa

Compartilhar

O país tem registado avanços significativos no controlo das concentrações empresariais, com a adopção de medidas para prevenir monopólios e práticas restritivas da concorrência, num ambiente económico mais equilibrado, transparente e competitivo.

A garantia foi dada na sexta-feira, 10, em Luanda, pela secretária de Estado para o Orçamento, Juciene de Sousa.

De acordo com a governante, ao intervir no encontro internacional sobre a Importância da Avaliação do Impacto da Concorrência nas Políticas Públicas, os resultados alcançados até agora são fruto da aplicação rigorosa da Lei da Concorrência e da criação da Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC), entidades que têm desempenhado um papel determinante na consolidação da economia de mercado que o país tem vindo a construir.

Juciene de Sousa afirmou igualmente que “estas acções representam um passo importante no esforço do Executivo em garantir condições justas de competição entre empresas, proteger o consumidor e promover boas práticas comerciais”.

“A consolidação de uma economia assente em regras de concorrência é fundamental para assegurar a confiança dos agentes económicos e atrair mais investimento privado”, sublinhou.

Para a secretária de Estado, o Programa de Avaliação do Perfil Concorrencial de Políticas Públicas, lançado em 2020, é também como um instrumento de grande relevância, por permitir analisar o impacto das políticas públicas sobre o funcionamento dos mercados e orientar a implementação de medidas correctivas quando necessário.

De acordo com a responsável, o programa tem produzido resultados concretos, com 14 recomendações já emitidas a diversos organismos do Estado, actualmente em fase de execução e monitorização.

Estas recomendações, explicou, têm contribuído para a modernização do quadro regulatório, a redução de barreiras à entrada de novas empresas e a melhoria da eficiência económica em vários sectores de actividade.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

إنشاء طريق نفق أحمد حمدي / شرم الشيخ الجديد

بطول 342 كم لتيسير التنقل وزيادة العمران وتنشيط...

Por 20 mil kwanzas jovem de 30 anos mata cunhado no Bié 

Na província do Bié, um jovem de 30 anos,...

Haddas Ertra 12 October 2025

Haddas Ertra 12 October 2025 Source link

رئيس محكمة الحسابات : المحكمة تمارس صلاحياتها بكل حرية وبدون أي تدخل

أكد رئيس محكمة الحسابات السيد احميده أحمد، أن...
- Advertisement -spot_img