Falta de cumprimento de obrigações fiscais leva a encerramento de mais de 30 empresas no Cunene

Compartilhar

Os empresários do Município de Ombandja, na província do Cunene, viram as suas contas bancárias bloqueadas pela AGT, por falta de cumprimento de obrigações fiscais.

A AGT tem o registo de 60 empresas e metade delas foi obrigada a encerrar as portas e despedir funcionários.

A base do encerramento das contas bancárias dos empresários, vai desde a falta de cumprimento de obrigações fiscais à decisões judiciais, que determinam a liquidação de impostos.

O presidente da Associação de Empresários de Ombandja, Gregório Silongua, frisou que um total de 60 empresários operam actualmente no município e metade foi forçada a encerrar as actividades, em consequência, levou ao despedimento de inúmeros funcionários por incapacidade de pagar os salários.

O presidente da associação em causa mostrou a sua preocupação apontando para um cenário difícil para a franja empresarial local e apelou a sensibilidade da AGT na aplicação das medidas de cobrança coerciva.

“Nenhuma empresa faz-se sem dinheiro, se não tenho dinheiro vou fechar a empresa porque não tenho como pagar salários”, disse.

Já o técnico da repartição fiscal da AGT no Jangongo, Claúdio Quitungo, explicou que a penhora de contas é o último recurso utilizado pela instituição após esgotar todas as vias de negociação com os contribuintes e frisou que a AGT tem criado acções para reduzir o maior número de contas penhoradas e regular a situação de alguns operadores económicos.

“Não é de interesse da AGT chegar até a fase de penhorar as contas, porque sabemos que com as contas penhoradas os empresários ficam com dificuldades económicas, a AGT tem feito o máximo para tentar não aumentar o stok em contencioso em contas penhoradas, vai convidado os contribuintes e empresários a fim de regularizarem as suas dividas”, explicou.

O economista Francisco Dongo, falou em diálogo entre as partes como solução para ultrapassar a situação.

“A necessidade de dialogo, e quem estiver informado também estará em melhores condições de cumprir com as suas obrigações enquanto empresário”, salientou.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

Taliyaha ciidan dhulka Soomaaliya oo kulan la qaatay dhiggiisa dalka Rwanda – Wakaaladda Wararka Qaranka Soomaaliyeed

Kigali(SONNA):-Taliyaha Ciidanka Dhulka Xoogga Dalka Soomaaliyeed, Sareeye Guuto...

رئيس الحكومة يشرف على مجلس وزاري مضيق حول مشروع قانون أساسي يتعلق بتنظيم الجمعيات

ويندرج مشروع القانون المعروض في إطار الإصلاحات التشريعية...

إنشاء 10 تباب لاختبارات ضرب النار

لإجراء اختبارات الأداء للأسلحة والذخائر المُصنَّعة. Source link

Brasil: Lula da Silva confirma candidatura às eleições de 2026

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva,...
- Advertisement -spot_img