Foram apresentados nesta quinta-feira, 23, três cidadãos nacionais, com idades entre 28 e 29 anos, supostamente envolvidos no assalto a residência paroquial da Igreja Católica no bairro Ramiros, em Benfica, província de Luanda.
Os três supostos marginais foram detidos, acusados dos crimes de Associação Criminosa e Roubo Qualificado de artigos diversos no interior de uma igreja católica e outras residências da zona.
Os detidos estão ainda implicados no crime do Roubo Qualificado de cinco telemóveis de marcas e modelos diferentes, dois computadores de marcas e modelos diferentes, um aparelho de jogos PlayStation e de um valor de 218.000.00 Kz, ocorrido no dia 27 de Setembro de 2025, no interior de uma Casa Paroquial denominada Santo Atanásio, localizada na Comuna dos Ramiros, Bairro Km 30, rua dos Padres.
De acordo com o Serviço de Investigação Criminal, no dia do acto ilícito, os acusados, num total de sete elementos, munidos de três armas de fogo, duas do tipo pistola e uma de marca AKM, escalaram o muro e arrombaram a porta principal que os deu acesso ao interior da residência, ameaçaram de morte os Padres presentes e roubaram os bens.
Já detidos, os operacionais do SIC apuraram que os acusados estão também implicados em um outro Roubo Qualificado de vários bens pessoais, ocorrido no interior de uma residência dois dias antes da acção a casa dos padres, por volta das 03h da madrugada, no bairro do Autódromo, em que foi lesada uma cidadã, solteira de 25 anos de idade, comerciante.
“Da acção investigativa foram apreendidos duas pistolas de marcas Jericho, uma motorizada de marca Apollo de cor preta sem matrícula, quadro e telemóveis de marcas e modelos diferentes”, descreve a nota que garante que ainda decorrem diligências para a detenção dos outros integrantes que se encontram em parte incerta.
Fonte: Portal de Angola
